Singer dá dica para inserção de crianças e adolescentes no universo da costura
São Paulo, julho de 2022 – Férias é tempo de se divertir e vivenciar coisas novas. E a costura pode contribuir para diversão e muito aprendizado entre as crianças nesse período. Segundo a Singer, marca do Grupo SVP Worldwide, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, a prática da costura pode representar uma importante ferramenta para estimular a criatividade e incentivar crianças e adolescentes a conhecerem e valorizarem as etapas de produção de uma peça, medidas do próprio corpo, além de contribuir com a coordenação motora.
“Hoje as pessoas cultivam o hábito de comprar roupas em loja em vez de costurá-las. No entanto, a costura é uma habilidade que vai muito além de saber fazer bainha ou remendo. Trata-se de uma atividade que exercita a criatividade e a chamada coordenação motora fina, que é a capacidade de realizar tarefas delicadas e precisas com as mãos”, explica Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer para a América Latina.
Por meio da costura, as crianças têm melhor compreensão do funcionamento da máquina e, além de desenvolver de novas habilidades também valorizam o consumo consciente. “Ensinar a costurar pode desenvolver na criança uma melhor percepção sobre o consumo. Fazer a própria roupa amplia a consciência de que todo produto é um processo, que traz consigo o trabalho de muitas pessoas. Essa noção pode ser uma aliada para desenvolver práticas de consumo consciente”, explica Concheta.
Para tornar a experiência prazerosa e despertar o interesse dos pequenos pela costura, a marca preparou dicas especiais para iniciação das crianças no universo a confecção:
- Use linhas coloridas e pedaços de tecido variados, com diferentes cores, estampas e texturas: além de mais divertido e visualmente chamativo, é um jeito de ensinar a criança sobre os diferentes tecidos que existem;
- Desenhar em cima do tecido e seguir o padrão com a agulha e linha é um jeito fácil de começar a ensinar a costurar;
- Oriente as crianças a inventarem projetos pequenos e façam em família. Esse é um momento divertido e de interação;
- Sempre supervisione o momento de costura, já que envolve peças como agulhas e alfinetes;
- Sempre que não estiver usando a agulha espete-a em uma almofada de alfinetes, de modo a nunca a perder de vista;
- Providencie um dedal para evitar que a criança espete os dedos com a agulha.
Para finalizar as dicas, a executiva indica as máquinas de costura da linha M da Singer, que conta com modelos voltadosprincipalmente para quem está começando a costurar. “Além de práticas, as máquinas são compactas, modernas e fáceis de manusear”, conta Concheta.