Costura como terapia: atividade traz benefícios
à saúde mental
Terapia artesanal auxilia nos processos de criatividade, controle emocional e mental, autoestima e realização pessoal
São Paulo, outubro de 2021 – A pandemia da covid-19 acentuou os casos de doenças psiquiátricas, principalmente nos jovens. Segundo pesquisa divulgada pelo laboratório Pfizer, metade desse público sentiu impacto na saúde mental. O estudo aponta que 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos disseram que a saúde mental ficou ruim no período e 11% responderam que ficou muito ruim.
Embora nada substitua o tratamento médico adequado, algumas atividades manuais podem ser um excelente complemento para trabalhar a saúde mental. A chamada terapia artesanal auxilia nos processos de criatividade, controle emocional e mental, autoestima e realização pessoal. Isso porque quem enfrenta questões como depressão ou ansiedade, por exemplo, passa a se entreter e dedicar o seu tempo a alguma atividade que realmente gosta e se sinta motivada a criar.
Neste cenário, peças feitas à mão estão, cada vez mais, ganhando destaque dentre os diversos hobbys praticados pela população e, por isso, muitas pessoas têm encontrado na costura uma forma de terapia. A costura permite que a pessoa, no seu tempo, se envolva com uma atividade que exige concentração, mas que, acima de tudo, estimule a criatividade. Ou seja, apesar de exigir atenção, é um trabalho prazeroso que ativa a imaginação.
“A costura é uma alternativa para controlar a mente e afastar pensamentos e sensações negativas, de canalizar a concentração e focar em algo que de fato terá um resultado. Quando as pessoas conseguem ver as peças prontas, automaticamente se sentem mais capazes e produtivas, melhorando a percepção sobre elas mesmas”, explica Concheta Feliciano, diretora de marketing da PFAFF para a América Latina.
Líder na fabricação de máquinas e acessórios de costura, a PFAFF, que faz parte do grupo SVP Worldwide (que também detém a Singer), tem observado uma forte mudança no comportamento dos consumidores, principalmente por conta da pandemia. A empresa tem percebido um aumento nos trabalhos manuais e personalizados, tanto para geração de renda, como para hobby.
A marca possui as máquinas de costura mais robustas e tecnológicas do mercado que contam com a exclusividade do sistema IDT™ que proporcionam precisão aos pontos e costuras perfeitas em diversos tipos de tecidos, desde os mais leves e delicados como a seda até os mais pesados como jeans ou sarja.
“As máquinas da PFAFF são ideais para quem quer começar a costurar como forma de terapia. Além de serem fáceis de usar, contribuem para a produção de peças de alta qualidade e sofisticação, tanto para serem utilizadas como decoração, como, por exemplo, enxovais, ou até mesmo para presentear pessoas queridas”, completa a executiva.