Edi Castro, gerente comercial de Etanol da companhia, esteve entre os palestrantes de painel que tratou sobre desafios e oportunidades para o país neste novo mercado
São Paulo, setembro de 2024 – A partir da temática “Etanol – A mudança já começou”, a 7ª edição da Conferência Nova Cana, realizou em São Paulo, nos dias 09 e 10 de setembro, uma série de discussões sobre os potenciais e desafios relacionados ao cenário atual do setor sucroenergético. A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes nacionais em açúcar, etanol e bioeletricidade, marcou presença no evento com participação na programação do primeiro dia, no painel “SAF: momento para o etanol decolar”.
O gerente comercial de Etanol, Edi Castro, foi o representante da empresa na ocasião em que falou sobre o forte potencial de crescimento para a indústria que produz etanol à base de cana-de-açúcar no cenário de viabilização deste novo mercado. “O combustível sustentável de aviação pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, mas o etanol está entre as que mais se destacam, uma vez que este é um biocombustível comprovadamente eficiente quando o assunto é a diminuição das emissões de carbono. O SAF produzido com etanol de cana-de-açúcar poder ter uma pegada até 80% menor em relação ao similar de querosene, por exemplo”, explica.
Numa análise comercial sobre o tema, Edi apresentou uma estimativa de que somente o programa japonês de SAF demandará até 3,0 milhões de m3 de etanol, o que abre grandes oportunidades para o Brasil. “Haja visto a competividade do etanol de cana brasileiro, temos grandes chances de suprir essa demanda”.
Castro também abordou a questão das certificações exigidas para os players candidatos a entrarem neste mercado, como é o caso da ISCC CORSIA, inclusive recebida pela BP Bunge no ano passado, que confirma que o etanol produzido pela empresa está em conformidade com os padrões internacionais determinados para a produção desse biocombustível.
O painel em questão também contou também com a participação de Andre Defaveri, diretor para a América Latina da Honeywell, que falou sobre o tema sob a perspectiva da inovação, e Andy Duff, estrategista global de açúcar do Rabobank, que trouxe um olhar sob a perspectiva do setor financeiro. O painel foi mediado por Renata Bossle, editora-chefe do NovaCana.