ONG oferece inovações para facilitar as rotinas na contratação de jovens e impulsionar o desenvolvimento profissional em um dos maiores eventos de RH do mundo
Créditos Anderson RibeiroAna Beatriz Paz
São Paulo, agosto 2023 – A Vocação, ONG especializada na inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho, participou do 49º Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH). É a terceira vez consecutiva que a organização esteve no congresso, que é um dos maiores sobre o tema no mundo. No evento, a instituição atendeu profissionais da área de RH, apresentando as inovações desenvolvidas nos últimos anos que facilitam a rotina dos departamentos de recursos humanos e potencializam a assertividade na contratação de jovens, além de contribuir com as políticas de ESG das empresas.
Em um cenário em que 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados, o dobro da média nacional que é de 8,8%, a Vocação tem atuado em um ecossistema com foco na preparação, qualificação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Quem passar pelo estande da Vocação durante o CONARH 23 terá a oportunidade de conhecer suas soluções e benefícios.
Com forte atuação na facilitação dos processos para os times de Recursos Humanos, a Vocação facilita a contratação e aumenta a assertividade dos candidatos. Os programas desenvolvidos pela ONG visam qualificar e capacitar os jovens para as reais necessidades do mercado de trabalho por meio de iniciativas como Jovem Aprendiz, Estágio e Mentoria Voluntária. Além disso, o objetivo é proporcionar a transformação da sua realidade de forma integrada no desenvolvimento de suas habilidades profissionais e psicossociais.
“O desenvolvimento socioemocional tem se tornado um fator relevante para profissionais da atualidade e do futuro. Por isso, nossos programas trabalham essas habilidades, contribuindo para que os jovens estejam mais preparados para seu primeiro dia de trabalho, reduzindo o turnover das empresas e ampliando oportunidades de desenvolvimento” conta Fábio Félix, gerente de comunicação e novos negócios da Vocação. “O Conarh é uma excelente oportunidade para ampliar a parceria com empresas e gestores de recursos humanos, em todos os níveis hierárquicos, levando cada vez mais oportunidade de geração de renda e desenvolvimento profissional e social para os jovens do nosso país”, completa.
A Vocação possui atuação colaborativa com empresas, instituições de ensino superior, órgãos públicos e outras ONGs em 13 estados brasileiros e conta com um dos bancos de talentos mais diversos do Brasil com mais de 17 mil jovens qualificados e disponíveis para o mercado de trabalho em todo país. A ONG oferece programas de preparação, qualificação e desenvolvimento que podem iniciar desde a infância, conectando educação, trabalho e renda. “Temos muito orgulho quando olhamos para a história da nossa instituição que já alcançou mais de 490 mil vidas pelas atividades que desenvolve, impactando não só as crianças e jovens mas também suas famílias e comunidades onde estão inseridas” lembra Fábio.
A instituição acompanha o desempenho de cada jovem e oferece suporte às empresas durante todo o contrato de trabalho. “A nossa missão não termina quando o jovem está empregado. Esse é apenas o início da jornada. Por isso, atuamos oferecendo todo apoio às empresas e ao jovem com objetivo de garantir a sustentabilidade das contratações obtendo o maior aproveitamento para todos”, finaliza Felix referindo-se à assessoria personalizada da Vocação às empresas.
Preocupada com o atendimento e acompanhamento contínuo durante os programas, as empresas contam com um consultor exclusivo, diminuindo o tempo de atendimento e devolutiva de solicitações. Tudo isso é suportado por uma plataforma própria disponível a todos, garantindo a melhor prestação de serviços às empresas contratantes e aos jovens. Daí o sucesso dessa iniciativa que hoje tem mais de 100 empresas de médio e grande porte e que já empregou mais de 5000 jovens em todo Brasil.
Créditos Anderson RibeiroAna Beatriz Paz