Fonte: Divulgação
Natal, fevereiro de 2025: Com o novo Plano Diretor de Natal (PDN) e as diretrizes sobre o uso e ocupação do solo, o setor da construção civil no Rio Grande do Norte atravessa um momento de reaquecimento, impulsionado por mudanças legislativas e iniciativas para fortalecer a mão de obra. Desde a sanção do novo PDN, em março de 2022, já foram emitidos 88 alvarás para a construção de novos empreendimentos, totalizando aproximadamente R$ 2,7 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV).
Acompanhando o crescimento e as demandas da região, a SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos, por meio de sua filial localizada em Pernambuco, atende todo o Rio Grande do Norte. Em um de seus projetos mais recentes, a marca colaborou na construção de um prédio residencial localizado em uma região nobre de Natal, o bairro Lagoa Nova. O Edifício Rosália, desenvolvido pela Terraz Incorporações, destacou-se pela exigência de um ciclo rápido de execução estrutural, demandando soluções de engenharia eficientes para garantir produtividade e qualidade.
Para atender às necessidades do empreendimento e manter o ritmo acelerado no canteiro de obras, a SH forneceu 35 toneladas de equipamentos, garantindo o fornecimento ideal para atender os desafios de cronograma e produtividade, além de apoiar com logística reversa, cuidando para que no canteiro estivessem disponíveis apenas os equipamentos necessários no tempo exigido, minimizando custos e excesso de materiais sem uso na obra.
Com materiais leves e de fácil manuseio, a construtora manteve a agilidade no processo construtivo, assegurando a segurança e a precisão na montagem das estruturas. A seleção de equipamentos de escoramento adequados foi fundamental para a eficiência da obra.
“Para nós, fazer parte de projetos como este significa impulsionar o crescimento de todo o estado. Nossas soluções aceleram a estruturação dos empreendimentos e garantem o cumprimento dos prazos da obra. Além dos projetos residenciais, também atuamos em obras de infraestrutura, contribuindo ainda mais para a evolução do setor da construção civil em Natal”, comenta Alex Barbosa, Gerente da Unidade SH em Pernambuco.
Desafios da obra
A obra seguiu um ciclo ágil de execução de lajes, com a concretagem de uma laje por semana. Esse ritmo exigiu um planejamento minucioso para o remanejamento e reescoramento do sistema. Além disso, a presença de um trecho com pé-direito duplo demandou uma solução de escoramento específica, em termos de alcance e capacidade de carga, assegurando estabilidade e alinhamento preciso durante a execução.
Para alcançar os resultados desejados, foram adotadas soluções estratégicas, como as Torres de Carga LTT, fundamentais para um escoramento eficiente, especialmente em áreas de maior exigência. Além disso, as Escoras SH asseguraram um suporte seguro e dinâmico durante a execução da estrutura. Um grande diferencial foi a utilização de perfis de alumínio, cuja leveza facilitou o manuseio no cimbramento, agilizando os processos de montagem e desmontagem e reduzindo significativamente o tempo de ciclo de cada laje.
“Nosso maior desafio foi concluir as lajes dentro do prazo, sem abrir mão dos altos padrões de qualidade exigidos pela construtora. No entanto, o baixo peso por metro cúbico do sistema de perfis de alumínio possibilitou um remanejamento ágil dos equipamentos, garantindo o cumprimento dos ciclos de execução das lajes”, finaliza Alex Barbosa.
Com a retomada do crescimento do setor da construção civil no Rio Grande do Norte, soluções inovadoras e sistemas construtivos eficientes ganham ainda mais relevância para garantir produtividade, qualidade e cumprimento de prazos. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do RN (Sinduscon-RN) projeta perspectivas positivas para 2025, incluindo o aumento de investimentos no setor.