Premiação recompensa os 35 jovens mais inovadores com menos de 35 anos de idade da América Latina
Gabriel Liguori, CEO da TissueLabs. Crédito: Divulgação.
O jovem médico brasileiro, Gabriel Liguori, CEO da TissueLabs, recebe prêmio “Innovators Under 35”. A premiação, realizada pelo MIT Technology Review, edição em espanhol da revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, recompensa os 35 jovens mais inovadores, com menos de 35 anos de idade da América Latina.
O prêmio foi conquistado pelo trabalho desenvolvido pelo cientista-empreendedor na TissueLabs, startup de biotecnologia residente na Incubadora USP/IPEN-Cietec, que desenvolve diferentes materiais para criação de órgãos e tecidos artificiais em laboratório. A experiência de Liguori com uma cardiopatia congênita que, desde criança, o obrigou a ficar muito tempo no hospital e se submeter a uma cirurgia, motivou a criação da TissueLabs, para ajudar a solucionar o problema de pessoas que morrem em listas de espera por um transplante.
Fundada em 2019, o objetivo da criação da TissueLabs vai além de se estabelecer como uma empresa de sucesso. “Apesar de a cada ano ocorrerem mais de 150.000 transplantes de órgãos no mundo, o número de pessoas que precisa de transplante em todo o mundo é muito maior. Nossa missão é mudar o destino de milhares de pessoas que, de outra forma, morreriam na fila por um transplante”, afirma Liguori.
A startup acaba de receber seu primeiro aporte privado, no valor de R$ 1,5 milhão, realizado por investidores brasileiros e liderado pelo economista Eduardo Zylberstajn. O investimento permitirá à startup aprimorar suas tecnologias, desenvolver novos produtos e expandir suas atividades para o exterior.