Iniciativa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF visa gerar conteúdo de esclarecimento e engajamento em relação ao setor, que beneficia milhões de brasileiros diariamente
São Paulo, julho de 2020 – Provocar a sociedade para conhecer, entender, se engajar e defender a atuação das instituições filantrópicas brasileiras. Esse é o objetivo da campanha “Proteja quem sempre cuidou de você”, lançada neste mês de julho pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF .
A iniciativa aposta na força dos canais digitais para disseminar junto aos brasileiros informações importantes, ainda desconhecidas pela maior parte das pessoas, sobre o papel da filantropia, o impacto dos serviços prestados à sociedade e a contrapartida do setor diante das imunidades tributárias recebidas.
“Filantropia significa amor à humanidade, e nos dedicamos diariamente nesta missão. Somos mais de 11 mil instituições filantrópicas espalhadas por todo o país. Juntas, cuidamos de pessoas, transformamos vidas e contribuímos efetivamente para o desenvolvimento social do Brasil. Somos entidades de educação, saúde e assistência social que acolhem as diferenças e somam esforços para diminuir desigualdades”, comenta Custódio Pereira, presidente do FONIF.
Dados da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, realizada pelo próprio FONIF em parceria com a DOM Strategy Partners e auditoria da Audisa, comprovam a relevância deste trabalho. O estudo aponta que 59% de todas as internações de alta complexidade realizadas pelos Sistema Único de Saúde (SUS) se concentraram nas filantrópicas de saúde. Já as escolas e universidades do setor oferecem bolsas de estudo para 725 mil crianças e jovens. Além disso, as instituições de assistência social oferecem 3,6 milhões de vagas gratuitas em serviços de fortalecimento de vínculo, proteção social, tratamentos de saúde e reabilitação, capacitação e promoção da integração ao mundo do trabalho, entre outros.
Apesar dos números apontarem a força do setor, Pereira avalia que o trabalho filantrópico ainda é pouco conhecido e valorizado pelo conjunto da sociedade. “Historicamente nosso setor não recebe o reconhecimento que merece no Brasil, incluindo autoridades e mesmo aqueles que são beneficiados pelas nossas atividades. Precisamos virar essa chave para que consigamos perpetuar nossa missão e seguir cuidando de quem mais precisa”, diz o presidente.
Ele lembra, inclusive, o quanto a filantropia tem se mostrado fundamental para o enfrentamento de cenários de crise, como atualmente, em função da pandemia do coronavírus. “Mais do que nunca, reafirmamos o nosso propósito de cuidar dos brasileiros. Para todos os lados que olhamos, existem oportunidades de ajudar ao próximo e praticar filantropia. Para isso, precisamos continuar contando com a ajuda das pessoas”.
Os materiais da campanha, que serão veiculados nos canais digitais do FONIF e instituições parceiras, trarão conteúdos esclarecedores sobre diferentes pontos relacionados à atividade filantrópica no Brasil, incluindo o impacto na vida dos beneficiados, questões regulatórias, prestação de contas, relação imunidade x contrapartida, além dos investimentos feitos pelo setor para manutenção de sua missão – algo que pouco se fala a respeito. “As entidades filantrópicas são reconhecidas por uma administração eficiente de recursos e, mesmo as instituições que cobram pelos serviços prestados, não distribuem resultados e investem este dinheiro para melhorar o atendimento à população, em todas as áreas de atuação das filantrópicas”, finaliza Pereira.
Para conferir o conteúdo da campanha, acesse o site do FONIF e seus perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.