Detentora da Penalty enxuga custos, melhora margens e mira mercado digital para retomar crescimento
Detentora das marcas esportivas Penalty e Stadium, a Cambuci SA apresenta os resultados do segundo trimestre de 2020. Entre os números do período, destacam-se:
- redução de R$ 21 milhões na dívida líquida comparada com a situação de 31/12/2019, o que representa uma diminuição de 30%.
- redução de 27,9% nas despesas com vendas, gerais e administrativas em comparação com o mesmo período do ano anterior; se comparado o acumulado do primeiro semestre de 2019, a economia é de 11,7%.
- lucro bruto do 2T20 fechou com uma margem bruta de 44% e, no acumulado, a margem foi de 47,2%, representando uma melhora de 6,1% em relação ao primeiro semestre de 2019.
- prejuízo líquido do trimestre foi de R$17,8MM e R$9,9MM no acumulado.
Com o fechamento do varejo físico, a suspensão das programações esportivas, e a retração das atividades econômicas em todo o Brasil, a empresa sofreu impacto em suas vendas. A receita líquida consolidada do 2T20 foi de R$ 8,4MM, redução de 83,8% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. No semestre, a redução foi de 42,5%, em comparação com os seis primeiros meses de 2019.
Minimizando os impactos
Visando minimizar os impactos e preservar a saúde financeira da companhia, a Cambuci SA vem adotando as seguintes medidas:
- adequação da capacidade operacional, alinhando a produção com a evolução da demanda;
- cancelamento dos investimentos previsto para 2020;
- prorrogação da redução das jornadas de trabalho até 21 de agosto, de acordo com a MP 927/20, editada pelo governo federal.
Retomada e expectativas
Como estratégia para a retomada, a companhia aposta em uma maior presença no digital. Faz parte do plano, o novo e-commerce da marca Penalty, a ser lançado em agosto. A novidade irá proporcionar melhor usabilidade e experiência de compra para o consumidor final, oferecendo informações detalhadas sobre tecnologia e produtos.
Para o varejo físico, que está gradativamente retomando as atividades, a empresa prepara a inauguração de um novo ponto de venda, localizado na cidade de Guarulhos (SP), fortalecendo a rede de lojas próprias.
Por ser uma empresa 100% nacional, a Cambuci SA se vê em vantagem na retomada dos negócios em relação à concorrência, já que não sofreu impactos com a desvalorização do real. Com produção local, a fabricante assegura a agilidade na entrega e distribuição, seguindo o ritmo das demandas do mercado.
Ainda com foco na retomada, a empresa revisou preços e portfólio, apostando em produtos nas faixas de preço iniciais e intermediárias, mas com boa rentabilidade. A medida é uma forma de manter o catálogo acessível aos diferentes públicos, garantindo a entrega de produtos com qualidade, design e tecnologia.
Para o próximo semestre, a companhia segue firme no propósito de redução de despesas e custos, focando na melhoria na margem e nas condições de comercialização.
Sobre a Cambuci
Detentora das marcas Penalty® e Stadium, a Cambuci SA é a maior multinacional de esportes do país. Com 75 anos de história, a companhia possui operações no Brasil e Argentina, e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. No Brasil, possui três unidades fabris dedicadas à produção de bolas, calçados, confecção e acessórios para a prática esportiva. Comprometida com inovação, tecnologia e design, a Cambuci, por meio da marca Penalty, detém certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Site oficial: http://www.cambuci.com.br/.