Detentora da Penalty apresenta balanço do trimestre e medidas para atenuar reflexos econômicos da pandemia
A Cambuci SA, detentora das marcas esportivas Penalty e Stadium, apresentou hoje, 30 de abril, os resultados do primeiro trimestre de 2020.
- Melhora em quatro pontos percentuais na margem bruta em comparação ao 1T19, obtendo a marca de 47,7%.
- O lucro líquido do período foi de R$ 7,8 milhões, 14,6% sobre as vendas, um avanço de 90,2% em comparação ao 1T19.
- A geração de caixa operacional de R$ 11,6 MM teve uma melhora significativa no trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, que foi negativo em R$ 7,1MM.
Como primeiros reflexos da crise provocada pela pandemia de coronavírus (Covid-19), a empresa sofreu uma pequena queda de 3,8% em sua receita líquida, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O impacto ainda é considerado baixo, não tendo afetado os demais números da companhia no trimestre.
Medidas de contingência
No final do mês de março, a companhia iniciou as medidas para conter a pandemia:
- férias coletivas para os colaboradores;
- redução da capacidade operacional;
- redução da jornada de trabalho;
- cancelamento de investimentos previstos para 2020.
Além das acima citadas, a empresa colocou em prática outras ações estabelecidas pela MP 927/20, editada pelo governo federal. O objeto é preservar os empregos e garantir a saúde financeira da companhia.
Apesar do cenário econômico e social incerto, a empresa prevê vantagem em relação à concorrência quanto à retomada dos negócios. A desvalorização do real é um dos aspectos que beneficia a Cambuci quanto indústria nacional, tornando os produtos fabricados localmente mais competitivos. Dos poucos itens importados pela companhia, 90% já foram nacionalizados.
Outra conveniência da fabricação local é a agilidade na entrega e distribuição, seguindo o ritmo das demandas do mercado. Para a retomada, a empresa aposta em produtos nas faixas de preço iniciais e intermediárias, mas com boa rentabilidade, e por isso segue firme no propósito de redução de despesas e custos, e de melhoria na margem e nas condições de comercialização.
O ano de 2020 é marcante para a companhia, que completa 75 anos de existência e 50 anos de história com a marca Penalty.