Já o lucro líquido da companhia teve um aumento de 620,7% e reverteu o prejuízo de 2,9 milhões do 2º trimestre de 2021
Roberto Estefano, fundador e presidente do
Conselho Administrativo da Cambuci S.A.
São Paulo, julho de 2022 – A Cambuci S.A. ― detentora das marcas esportivas Penalty e Stadium ― registrou balanço positivo no 2º trimestre de 2022, com faturamento de R$ 102,4 milhões e avanço de 157,9% na receita líquida, no comparativo com o mesmo período de 2021. O lucro líquido foi de R$ 15,1 milhões, o que representou um crescimento de 620,7%, revertendo o prejuízo de R$ 2,9 milhões do 2º trimestre de 2021. Assim, o avanço nominal foi de R$ 18 milhões. O crescimento da receita se manteve mesmo quando comparado ao 2T19, período que antecedeu a crise da pandemia: um aumento de 96,9%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no período foi de R$ 24,3 milhões versus R$ 5,2 milhões em 2021, na mesma base, representando um aumento de 367,3%. Já no acumulado do 1º semestre deste ano, o Ebitda avançou 335,8%, contabilizando valor nominal de R$ 41,4 milhões contra R$ 9,5 milhões do ano anterior.
De acordo com Roberto Estefano, fundador e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A., a pandemia de covid-19 ainda causa alguns efeitos globais na economia, principalmente em relação à cadeia de suprimentos e seus efeitos sobre a inflação. “Por isso, ainda nos mantemos alertas com a gestão de estoques e temos realizado ajustes nos preços para cobertura da inflação e manutenção das margens. Além disso, o resultado positivo nesse 2º trimestre do ano ― que acabou superando nossas expectativas ― é fruto de um conjunto de fatores, como a grande aceitação das nossas linhas de produtos; aumento significativo no sell-out dos nossos clientes; crescimento do faturamento sem aumento proporcional em despesas; aumento das exportações com câmbio favorável; e crescimento de 45% da base de clientes”, analisa Estefano.
Durante o 1º semestre do ano a companhia investiu R$ 15 milhões nas três plantas fabris ― localizadas no Nordeste ― para modernização de maquinário e expansão da produção, a fim de atender à crescente demanda dos produtos de suas duas marcas. Esse investimento teve impacto direto no aumento do quadro de funcionários da organização no 2T22: foram 339 contratações durante o período. Para o 2º semestre a previsão é de que as fábricas recebam mais uma rodada de investimento no valor de R$ 10 milhões.
Outro ponto bastante positivo para o 2T22 é que a captação de recursos via debêntures feita pela Cambuci no 1º trimestre, permitiu à companhia alongar o perfil da dívida e reduzir os encargos financeiros. “A relação dívida líquida/Ebitda no acumulado de 12 meses alcançou 1,3, sendo que, no fim de 2021, a relação era de 2,1. Também anunciamos ao mercado o pagamento de Juros Sobre o Capital Próprio no valor bruto de R$ 1,8 milhões e é importante ressaltar que o exercício de 2021 foi encerrado com uma expectativa de que a companhia crescesse 40%, mas, com o excelente desempenho neste 1º semestre, a perspectiva é de que essa evolução seja de ao menos 60%”, finaliza Roberto Estefano.