São Paulo, dezembro de 2012 – Segundo estudo do Sebrae e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PE, Pernambuco tem 12 demandas específicas para a Copa do Mundo 2014, que podem ser atendidas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Ciente dessa necessidade, a C.A.I.S do Porto, incubadora de startups ligada ao Porto Digital, dá suporte para cinco projetos que apresentam soluções ligadas ao setor de turismo e eventos.
Entre as prioridades apontadas pela pesquisa do Sebrae e da Fecomércio estão: central de compras, aproximação de TIC e turismo, portal de turismo de Pernambuco, central de reservas, plataforma de educação à distância (formação em idiomas, capacitação empresarial e na prestação de atendimento, formação continuada de guias etc.), soluções para meios de pagamentos, cardápio multilíngue digital, sistemas de segurança e serviços de integração de sites com redes sociais foram eleitas como demandas prioritárias.
Por sua vez, a preocupação com os grandes eventos esportivos dos próximos anos está alinhada com os objetivos da incubadora C.A.I.S do Porto. Em seu edital desse ano, que selecionou 15 novos empreendimentos, já estava previsto que uma das categorias a serem enfatizadas na análise dos projetos era a solução de problemas relacionados a eventos.
Estas são as startups da C.A.I.S. do Porto que têm projetos relacionados a turismo e grandes acontecimentos esportivos:
– Eventick
Ferramenta de gerenciamento de eventos, que permite a venda de ingressos, organização de inscrições online e comunicação com os participantes.
– Mobiclub
Sistema de fidelidade eletrônica, cardápio digital e promoções por meio de smartphones.
– Cicerone
O Cicerone é um aplicativo que serve como suporte vital ao turista enquanto ele visita nossos atrativos, usando de interface única, móvel e em seu idioma.
– Goow
Solução de social commerce temática de futebol que controla a venda de ingressos utilizando catracas e cartões com tecnologia RFID.
– Simplus
Serviço fácil e simples de escolha, pedido e gerenciamento de comanda in loco para restaurantes e bares via smartphones do usuário.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.