*Por Daniel Machado Campos Neto,
É indiscutível as mudanças que a pandemia alavancou nos últimos dois anos, as pessoas tiverem que se adaptar aos novos formatos de trabalho, entretenimento e relacionamento. Com o retorno gradativo ao mundo que conhecíamos antes, é nítido que alguns aspectos dessa sociedade estão sendo deixados para trás, mas desta vez, opcionalmente.
As companhias que não se adaptaram aos novos anseios dos funcionários estão vivenciando altas taxas de turnover e dificuldade de reter mão de obra qualificada. Em contrapartida, as empresas que aproveitaram o momento para reestruturar seus processos e modelo de trabalho estão desfrutando de times mais engajados, comprometidos e produtivos.
Essa mudança comportamental já está sendo mensurada por estudos, o modelo de trabalho híbrido é mais aceito pelos trabalhadores brasileiros do que por profissionais de outros países. É o que aponta o levantamento da consultoria EY, que também mostra rejeição no Brasil pelo trabalho 100% remoto. Outra sondagem demonstrou que 81% das pessoas com menos de 35 anos de idade se sentiram solitárias trabalhando em casa por longos períodos.
Já um relatório publicado pela Microsoft em 2022, mostra que o trabalho remoto pode fazer com que os funcionários se sintam “socialmente isolados, culpados e tentem fazer compensações”. Por isso, acredito que o melhor caminho seja o equilíbrio entre presencial e remoto, permitindo que os funcionários desfrutem da autonomia do home office e ainda assim mantenham o contato físico com seus colegas de trabalho em períodos especificados pela empresa.
No setor de recrutamento e seleção, também é possível analisarmos esse desdobramento comportamental. Enquanto recebemos inúmeras aplicações para uma vaga híbrida ou remota, encontramos muita dificuldade de encontrar o candidato ideal para uma vaga 100% presencial. É possível notar que existe resistência dos profissionais a adotarem novamente o modelo de trabalho tradicional, já que agora os benefícios do home office se difundiram de forma geral.
Sem transporte público, estresse no trânsito, corrida contra o tempo e gastos de deslocamento, é fácil entender a razão pela qual as pessoas optam majoritariamente por modelos de trabalho mais flexíveis. A solução para isso é encontrar um meio termo entre os anseios dos funcionários e das companhias, afinal, de nada adianta ter profissionais trabalhando todos os dias presencialmente com pouca produtividade, engajamento e senso de comprometimento.
Enquanto um artificio líquido, de fácil moldagem e adaptação, a sociedade evoluiu com os desafios impostos pelo isolamento social. Tudo isso, precisa ser compreendido enquanto uma evolução da sociedade, cabe aos gestores se adaptarem para garantir que suas empresas continuem sendo atrativas aos profissionais e não sejam taxadas como negócios retrógrados e desatualizados. Agora é a hora das empresas evoluírem na mesma velocidade, revisando seus modelos de trabalho e benefícios. Afinal, ninguém quer estar parado no tempo, certo?
* CEO da EDC Group