Recife, outubro de 2013 – A Divisão Latino-Americana da IASP escolheu seu novo presidente. A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 15 de outubro, durante a programação do evento 30ª Conferência Mundial da IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec, realizado no Porto Digital, em Recife. O brasileiro Jorge Luis Nicolas Audy foi escolhido para o cargo, até então ocupado pelo argentino Estebán Cassin. A última vez que um brasileiro foi eleito para a presidência da Divisão Latino-Americana da IASP foi em 2009.
Audy é doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e pela PUC-Rio. Além de professor, ele atua como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, é membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e conselhos de gestão na área de CT&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Conselho Superior do Portal de Periódicos da CAPES e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Como pesquisador, desenvolve trabalhos em Engenharia de Software, Qualidade e Melhoria de Processos e Gerência de Projetos em ambientes de DDS (Desenvolvimento Distribuído de Software) e GSD (Global Software Development).
Sobre a IASP
A IASP é uma organização global com cerca de 390 membros em 70 países. É responsável por conectar os profissionais de gestão da ciência, tecnologia e parques de pesquisa (científicos e tecnológicos) e outras áreas de inovação e por prestar serviços que contribuam para o crescimento e eficácia de seus membros.
Em 2013, seu evento anual será realizado em Recife, com a colaboração do Porto Digital. Concomitantemente, ocorrerá o Seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, polos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e do fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.