- Índice global de Localidades para Serviços (GSLI) 2019 aponta Ásia e América Latina como fortes mercados para o outsourcing de processos de negócios (BPO) e de TI (ITO);
- Avanços em automação, transformação digital e cibersegurança redesenham cenário
São Paulo, 25 de outubro de 2019 – A A.T. Kearney acaba divulgar o Global Services Location Index (GSLI) 2019, índice que mede a atratividade dos mercados como destinos de terceirização de serviços e processos. Em 2017, a consultoria previu que a automação e a transformação digital impactariam as indústrias de Outsourcing de TI (ITO) e Outsourcing de Processos de Negócios (BPO). De fato, este ano, o índice confirma a previsão.
Segundo a análise, automação e cibersegurança influenciam cada vez mais as decisões de outsourcing. O GSLI 2019 revela que países de mais baixo custo vêm perdendo empregos devido ao aumento da automação no setor. Em contrapartida, novos empregos e vagas de maior especialização estão sendo criadas em alguns países para gerenciar as demandas por automação. “Os países estão vendo suas forças de trabalho mudar rapidamente e há um foco muito expressivo em start-ups de automação, que crescem rapidamente e conduzem essa disrupção”, afirma Carlos Higo, sócio da A.T. Kearney.
Desde 2004, o GSLI orienta decisões estratégicas das empresas sobre locais para offshore de operações. O índice analisa o cenário de outsourcing, identificando os países com melhores capacidades para entregar serviços de ITO, BPO e voz. Historicamente, ele é definido com base e métricas divididas em três categorias básicas: atratividade financeira, disponibilidade e especialização de mão-de-obra e ambiente de negócios. Este ano, para atender ao crescente impacto da automação e cibersegurança, a A.T. Kearney acrescentou uma quarta categoria – ressonância digital.
Com base nesses critérios, o GSLI indica, em nível regional, que a Ásia continua dominando o ranking. As economias asiáticas representam seis das top 10 – Índia, China e Malásia ocupam novamente as três primeiras colocações na cadeia global de países mais atraentes para o outsourcing de serviços. Os Estados Unidos, pela primeira vez, surge entre os dez primeiros colocados, subindo da 22ª colocação, em 2017, para a 6ª, este ano.
A América Latina continua representando um mercado muito forte, com Brasil, México e Colômbia ocupando a 9ª, 11ª e 13ª posições.
Brasil
Em 2017, o Brasil aparecia em 5º lugar no ranking. A queda se deve em boa parte justamente à entrada da nova categoria no índice. “O Brasil ainda tem um desempenho relativamente fraco na arena de ressonância digital. O estudo aponta que essa categoria foi dominada pelas economias mais avançadas”, diz Higo. O Brasil ocupa a 42ª posição no ranking de ressonância digital, especificamente. Ainda assim, o País tem visto boas expansões na área de outsourcing.
O GSLI destaca o fato da Concentrix estar expandindo suas operações no Brasil, com a adição de 200 novos colaboradores em seus centros de serviços em São Paulo, além de estar abrindo um novo centro de delivery. Da mesma forma, a Tata Consultancy Services (TCS) irá oferecer treinamentos em TI para cerca de 200 mil brasileiros para atender a seus planos de expansão no mercado. A empresa está construindo no Brasil o seu maior centro de entrega de serviços, capaz de acomodar mais de 4.000 funcionários no estado do Paraná. Depois desta expansão, a TCS será uma das maiores empregadoras no mercado brasileiro de serviços.
O ranking completo com as 50 principais economias para o outsourcing de serviços você pode conferir aqui.