Perfumarias, floriculturas e confeitarias foram os principais destaques da data
O Dia dos Namorados de 2022 foi positivo para o e-commerce brasileiro: entre os dias 11 e 13 de junho, houve um crescimento de 115% nas vendas por esse canal. Para a Borzo (ex-Click Entregas), startup que faz intermediação de entregas expressas, a semana que antecedeu a data também foi de bons resultados, entre os dias 6 e 12 de junho, houve um aumento de 14% em comparação com 2021.
Como já previsto por pesquisas de mercado, houve aumento na demanda de produtos de perfumaria, floriculturas, confeitarias, vestuário, calçados e bebidas. “O comportamento do consumidor para o Dia dos Namorados não costuma variar de ano para ano, presentes como flores, doces e chocolates são muito comuns, por reforçarem o lado romântico da relação. Perfumes e vestuário são itens mais pessoais, geralmente as pessoas compram para fazer um agrado especial com algo que o parceiro deseja, mas são mais dependentes da situação financeira no momento, inclusive por conta da variação dos preços”, explica Bruno de Sá, country manager da Borzo.
A elevação nos preços inclusive pode ser um fator que afetou o movimento presencial nos restaurantes. Segundo essa mesma pesquisa, da adquirente Rede, o faturamento do setor aumentou em 42%, mas bem abaixo de outras categorias, como calçados (60%), bares (55%), lojas de presentes e bijuterias (53%) e calçados (60%).
O levantamento também mostra que o faturamento total, somando transações tanto no varejo online, quanto no físico, aumentou 25,7% em relação ao volume financeiro transacionado em 2021. “Com a impulso que o e-commerce e os serviços logísticos ganharam nos últimos anos, os resultados passarem a ser apresentados em conjunto, prova como o omnichannel está cada vez mais presente na estratégia das empresas, aumentando o faturamento das empresas e facilitando a experiência de compra para o cliente”, finaliza o executivo.