Início dos trabalhos foi marcado pela concessão de bolsas de estudo para estudantes da Venezuela e Angola; alunos devem se formar em dezembro
Com o objetivo em comum de transformar vidas por meio da educação, a Cubos Academy, maior edtech do Nordeste 100% focada em empregabilidade, e a Toti Diversidade, primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho, firmam uma parceria com o objetivo de garantir mais oportunidades no setor tech para pessoas que deixaram o seu país de origem em busca de uma vida melhor no Brasil. O início dos trabalhos em conjunto foi marcado pela concessão de três bolsas de estudo para o curso de Design UX/UI.
Os estudantes selecionados previamente pela Toti Diversidade passaram por um processo de quatro etapas desenvolvido pela Cubos Academy, sendo elas: inscrição, teste prático, entrevista e bate-papo com a equipe da edtech para alinhamento de expectativas e informações adicionais.
‘’Sabemos como a educação tem o poder de transformar vidas. Poder proporcionar para esses alunos a oportunidade para que eles abram novas portas por meio da tecnologia é um feito que está alinhado diretamente com o nosso propósito. A parceria com a Toti Diversidade faz com que a gente consiga chegar até esses imigrantes e, dessa forma, conseguimos entender quais são as expectativas profissionais deles aqui no Brasil’’, explica José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy.
De acordo com a pesquisa realizada pela ONG Estou Refugiado, em parceria com o Instituto Qualibest, o desemprego ou a dificuldade para encontrar trabalho são os principais problemas enfrentados por 66% dos refugiados no Brasil. Diante desse cenário desafiador, a Toti Diversidade surgiu com o objetivo de atenuar essa problemática que impacta milhares de pessoas que chegam ao país todo ano.
‘’Sabemos dos desafios que essas pessoas enfrentam ao chegar no Brasil, sobretudo, considerando que poucas delas são acolhidas por instituições. Por isso, decidimos investir na formação tecnológica delas para facilitar a inserção delas no mercado de trabalho. Poder contar com o auxílio da Cubos Academy para transformar essas realidades é muito importante. Essa é a primeira parceria que fazemos para formação em UX/UI e esperamos impactar muitas pessoas com ela’’, frisa Caio Rodrigues, diretor executivo da Toti Diversidade.
Embora existam muitos desafios para os que migram de país, eles se tornam pequenos em relação à realidade que muitos deixam para trás. Esse é o caso do venezuelano Alex Antonio Monsalve Garcia, um dos estudantes contemplados pela bolsa de estudos para o curso de Design UX/UI.
’O Brasil me abriu portas que há muitos anos estava tentando abrir na Venezuela. Eu tinha dois empregos e não era o suficiente para arcar com os custos de uma vida simples, a comida estava cada vez mais escassa. Dia após dia a moeda ficava mais desvalorizada e o ápice com certeza foi ver as pessoas comendo restos de alimentos do lixo para sobreviverem. Estou muito feliz com a vida que estou levando aqui, trabalho, estudo e amo a didática do curso de Design UX/UI. Pretendo continuar me aprimorando e ingressar de cabeça no mercado tech’’, revela.
Com poucas condições de arcar com os custos de uma educação em tecnologia, o angolano Jose Lumbo Cotingo já embarcou para o Brasil com o desejo de obter mais oportunidades de estudo e ingresso no mercado tech.
‘’Minha irmã já mora no Brasil há cinco anos. Com oportunidades muito mais limitadas em relação a estudo e trabalho, minha mãe sugeriu que eu considerasse seguir o meu sonho de trabalhar com tecnologia aqui no país e com certeza foi a melhor decisão que tomei. Acredito que estou sendo mentorado por bons profissionais na Cubos Academy o que me motiva a continuar me esforçando bastante para absorver o máximo de conhecimento possível’’.
Os estudantes devem concluir o curso em dezembro e contarão com todo o suporte do time de empregabilidade da Cubos Academy e da Toti Diversidade.
Sobre a Toti Diversidade
A Toti é a primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia.