Especialista do Senac Taboão da Serra destaca dicas para manter os cabelos saudáveis nessa época do ano
A mudança de clima provocada pelo inverno requer atenção especial com a saúde dos cabelos. Isso porque, durante a estação, os fios perdem oleosidade devido à combinação de tempo seco, vento e banhos quentes, além da alimentação mais calórica. Nessa época, o organismo desenvolve mecanismos para repor a gordura perdida de forma descontrolada, o que acaba ocasionando a fraqueza, quebra e queda dos fios, além de caspas, aspecto de sujeira, entre outros problemas relacionados ao couro cabeludo.
O consultor de beleza e docente de visagismo do Senac Taboão da Serra, Antônio Flávio de Rezende, destaca algumas dicas que podem ajudar na manutenção da beleza e hidratação dos cabelos durante o período.
Evite banhos muitos quentes
Embora reconfortante nos dias mais frios, banhos muito quentes podem prejudicar a saúde capilar, uma vez que provocam o ressecamento do cabelo. O ideal, segundo o especialista, é começar a lavagem com água morna e finalizá-la com um jato de água mais fria. “Esse controle da temperatura permite uma boa higienização e preserva a saúde e beleza dos fios, além de dar mais brilho”, destaca Antônio.
Alimentação equilibrada sempre!
No inverno, é comum o consumo de alimentos mais gordurosos, o que pode aumentar a produção sebácea no couro cabeludo, tornando os fios mais oleosos na raiz e secos em sua extensão. “Esse é um cenário que favorece também o aparecimento da dermatite seborreica (caspas)”, alerta o especialista. Diante disso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, que inclua produtos cujos nutrientes agem no fortalecimento dos fios, como cenoura e mamão (vitamina A), morango e laranja (vitamina C), beterraba e feijão (ferro), peixes (ômega 3), entre outros.
Secador: use com moderação
Na estação mais fria, é quase impossível não considerar o uso do secador após lavar os fios, afinal, cabelo molhado não combina com as baixas temperaturas. Ainda assim vale a regra da moderação, já que a utilização muito frequente pode contribuir para o ressecamento da fibra capilar. “Não utilizar o secador em todas as lavagens, aplicar produtos antitérmicos e preferir temperatura média ou morna são práticas importantes para usar esse recurso de forma adequada no inverno”, recomenda o docente.
Tratamento adequado contra o ressecamento
Seja em casa, seja no salão de beleza, manter uma rotina de cuidados é fundamental para deixar os fios bonitos e saudáveis em qualquer época do ano. Como no inverno há uma tendência maior ao ressecamento, é importante optar por tratamentos regulares que ajudem a hidratar e nutrir os fios. “Em casa, utilize uma boa máscara de hidratação a cada 15 dias pelo menos, preferindo produtos com ativos como argan e queratina. No salão, apostar em um cronograma capilar pode ser um bom recurso para manter uma disciplina nos cuidados com os cabelos”, conclui Antônio.
Senac Taboão da Serra
Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Jd. São Miguel – Taboão da Serra/SP