Desde 2021 na produtora, Murilo Hinojosa assumirá posição estratégica para expandir marcas como Bluey e Doctor Who na região
São Paulo, abril de 2024 – A BBC Studios, subsidiária do grupo britânico BBC, anuncia Murilo Hinojosa como novo Vice-Presidente de Produtos de Consumo e Parcerias Comerciais para a América Latina, com início imediato na nova posição. Hinojosa continuará supervisionando e desenvolvendo planejamentos estratégicos de licenciamento para o fenômeno global Bluey na América Latina, assim como outras marcas globais como Doctor Who, Top Gear and Hey Duggee. Na BBC Earth, Murilo ficará responsável por Blue Planet II e III e Frozen Planet II.
O executivo irá se reportar à Suzy Raia, Vice-Presidente Sênior de Produtos de Consumo e Desenvolvimento de Negócios, o que reforça o compromisso de Hinojosa com o crescimento dos principais atributos da marca e a expansão adicional de novas oportunidades comerciais na América Latina.
“Estou animado para assumir este novo cargo. Temos uma grande oportunidade de expandir o alcance de Bluey e construir conexões ainda mais fortes com o público na América Latina. A BBC Studios possui uma coleção fenomenal de conteúdo e estou empenhado em trazer esses programas amados aos fãs de toda a região por meio de produtos de alta qualidade, novas parcerias e eventos”, comenta o novo Vice-Presidente.
Hinojosa ingressou na BBC Studios em 2021 e foi responsável por expandir a marca Bluey no México e em toda a América Latina, garantindo novos espaços e gerenciando o crescimento em mercados prioritários, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, entre outros.
O executivo conquistou mais de 50 acordos de licenciamento na América Latina que oferecem produtos criativos e de alta qualidade inspirados na série, posicionando Bluey como uma franquia de rápido crescimento no cenário varejista da América Latina.
Sobre a promoção, Suzy Raia afirma: “Murilo possui vasta experiência e conhecimento do mercado latino-americano e demonstrou um comprometimento profundo em desenvolver as marcas principais da BBC em parceria com as equipes de distribuição, marketing digital e de marca. Estou ansiosa para trabalhar com ele para expandirmos o portfólio na América Latina ao mesmo tempo que a BBC busca aumentar sua presença globalmente
No mercado brasileiro, a série de desenho animado está disponível ao público por meio de inúmeros parceiros, incluindo Candide (brinquedos), Editora On Line (livros e atividades lúdicas), Elka (brinquedos), Festcolor (artigos de festa), Xeryus (mochilas, lancheiras e estojos), Jandaia (cadernos escolares) e Riachuelo (vestuário). Os produtos podem ser encontrados nas maiores e principais redes de varejo do Brasil como Amazon, Ri Happy, PBKids, Magazine Luiza, Americanas, entre outras.
A série de desenho animado conta a história de Bluey, uma adorável e incansável cachorrinha da raça Blue Heeler, que mora com a sua mãe, pai e a irmã mais nova Bingo. Com uma energia sem fim, Bluey brinca de jogos que se desenrolam de maneiras imprevisíveis e hilárias, trazendo toda a sua família e vizinhança para um mundo de diversão.
Nos EUA, em 2023, Bluey foi a série número 1 para crianças e a segunda mais assistida via streaming por todos os públicos, segundo dados da Nielsen. Na América Latina, Bluey está disponível no Disney+, Disney Channel e Disney Junior. No Brasil, também é possível assistir ao programa pela TV Cultura.
Antes de ingressar na BBC Studios, Hinojosa foi Vice-Presidente de Licenciamento para a América Latina na eOne/Hasbro, gerenciando o programa de licenciamento para programas como Peppa Pig e PJ Masks. A experiência anterior de Hinojosa também inclui trabalho com a Discovery Communications e várias agências brasileiras.
Onde assistir
A série infantil está disponível no Youtube e na plataforma de streaming Disney+. Na TV Cultura, os episódios das temporadas um e dois são exibidos de segunda a sexta-feira, às 09h05 e às 15h15.
Sobre a BBC Studios
A BBC Studios é uma subsidiária comercial do grupo britânico BBC (British Broadcast Channel) com faturamento de £1,6 bilhão em 2021/22.
Capaz de levar uma ideia do pensamento para a tela e além, o negócio está construído sobre quatro pilares: um estúdio de conteúdo global (que investe, produz e distribui conteúdos por todo o mundo); Canal e plataformas de streaming no Reino Unido e em todo o planeta; uma operação de marcas e licenciamentos que busca ampliar seu alcance; e a rede multicanal UKTV.
Ao todo, são 2.400 horas de programas premiados feitos pela empresa todos os anos, com três quartos de suas receitas vinda de clientes como Discovery, Apple e Netflix.