Minas Gerais, setembro de 2014 – Um biscoito que já faz parte da tradição e da memória afetiva dos mineiros. É com essa relação de carinho e confiança que Aymoré acompanha as famílias e é reconhecida pelos consumidores. Uma das principais marcas do portfólio da multinacional argentina Arcor, é líder na categoria de Biscoitos com 27% de participação em Minas Gerais e 41% na Grande Belo Horizonte.
Este ano, a marca completa 90 anos no Brasil e investe para crescer e manter a liderança na região de Minas Gerais, onde representa 90% do faturamento da marca. Em 2013, chegou a aproximadamente R$ 150 milhões. Cerca de 90% do volume produzido na fábrica é comercializado com a marca Aymoré.
Para atingir esses objetivos, a marca investe cerca de R$ 2 milhões em ações de marketing e comunicação, que engloba plano de mídia televisiva, impressa e online, além de inovação para o desenvolvimento de novos produtos, pesquisas, embalagens comemorativas dos 90 anos, bem como campanha institucional que pontua o retorno de Aymoré à TV. A marca apresenta a plataforma "Momentos Aymoré" – lançada em comemoração ao aniversário, que apoia às expressões artísticas e gêneros musicais da região. A proposta de curadoria esta relacionada à Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
"O Brasil é um mercado propício para o consumo e com oportunidades reais de crescimento. Temos em nosso portfólio uma marca forte e que faz parte da história e memória da família. Algumas características marcam os produtos Aymoré como tradição e a qualidade, e esses requisitos, o próprio consumidor reconhece. O objetivo da empresa é manter a liderança na região.", pontua Loredana Mariotto, Diretora de Marketing da Arcor do Brasil.
Mercado
O Brasil é o segundo maior mercado de Biscoitos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2013, o mercado registrou 5,5% em volume e 10% em valor, de janeiro a março, de acordo com dados da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB). Já os dados divulgados pelo IBGE sobre o Produto Interno Bruto (PIB), mostrou que o consumo das famílias avançou 2,1% no trimestre. Em 2012, a indústria de biscoitos cresceu em torno de 3,5% em valor e 8% em receita, enquanto o PIB do Brasil avançou 0,9%.
Sobre Aymoré
A marca nasceu em 1924 no Rio de Janeiro, na fábrica Moinho Inglez, dando início à história da marca. Em 1930, é inaugurada a fábrica da Massa Aymoré, em Contagem, na região central de Belo Horizonte. Em 1940, sob a gestão da empresa paulista Refinações S.A, passa a ser conhecida também no Estado de SP. No ano de 1950, a família Ballesteros inaugura a fábrica Produtos Alimentícios Cardoso S.A.
Dez anos depois, a empresa Produtos Alimentícios Cardoso S.A. adquire o maquinário, as marcas e as patentes da Rodolpho Grissi & Cia. Ltd, e passa a produzir balas. Em 1970, a Cardoso S.A. incorpora a indústria Massas Aymoré. No ano de 1980, a marca compra os terrenos e galpões da J.A.F. Duarte e, em 1990, após todas as aquisições, passou a contar com cerca de quatro mil funcionários. Em 2005, os grupos Arcor e Danone anunciaram a fusão para fundir as suas atividades no ramo de biscoitos na Argentina, no Brasil e no Chile, criando a maior empresa do setor da América do Sul.
A marca Aymoré tem 90 anos no mercado e é líder em Minas Gerais no segmento de biscoitos. A fábrica e o centro de distribuição estão localizados em Contagem (MG) e possuem 860 colaboradores. São produzidas cerca de 3.200 toneladas de produtos por mês que chegam ao mercado por meio de 40 mil pontos de venda distribuídos estrategicamente no país. Essas, entre outras informações, podem ser encontradas na linha do tempo da marca pelo site: www.aymore.com.br e pela Fan Page www.facebook.com/biscoitosaymore
A linha é apresentada nas versões Cream Crackers, Salpet, Maizena, Amanteigados, Recheados, Rosquinhas, Receitas da Vovó, Wafers e a linha saudável (cookies e crackers) com a marca Grãos da Terra, lançada em 2012 no mercado brasileiro.
Com 33 anos de trajetória no Brasil, o Grupo Arcor possui 4.200 colaboradores, cinco Plantas Industriais e cinco Centros de Distribuição. Atua em todo o território nacional sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É o principal exportador de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano. O Grupo Arcor é uma empresa global, de origem Argentina, exportadora de guloseimas do Brasil, Argentina e Chile e uma das maiores fabricantes de chocolates da América Latina. É líder mundial na produção de balas e também a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, com 20 mil colaboradores e 39 fábricas.