Relatório aponta o crescimento dos ataques a dispositivos móveis por meio das redes sociais no primeiro trimestre de 2012
São Paulo, maio de 2012 – A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, divulga o relatório Community Powered Threat Report referente ao primeiro trimestre de 2012. O estudo mostra o aumento do uso de smartphones para o acesso às redes sociais, que se tornaram as preferidas dos cibercriminosos para disseminar malwares, principalmente em sistemas operacionais Android. Além disso, a pesquisa ainda aponta que o Brasil caiu de 3º para 5º lugar no ranking de países que mais encaminham spam. No topo da lista estão Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.
"Detectamos aproximadamente 360 mil ameaças a dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2012. Avaliamos esse resultado como uma consequência da soma do crescimento do sistema Android e do aumento do uso do Facebook em smartphones e tablets", afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG no Brasil. "O Facebook tem mais de 845 milhões de usuários, então, ameaçar seus usuários significa violar a segurança de 14% da população mundial ou 43% dos usuários de internet", reforça o diretor.
Segundo Yuval Ben-Itzhak, Chief Technology Officer da AVG, o crescimento da plataforma faz com que o Android seja um alvo lucrativo para os mal-intencionados. "Com o surpreendente aumento do uso de redes como Facebook e Twitter em aparelhos com Android, os cibercriminosos encontraram uma maneira conveniente e fácil de distribuir seus malwares. Em 2011, o Google teve de remover mais de 100 aplicativos maliciosos do Android Market, o atual Google Play", alerta o CTO.
Grande parte dos dispositivos móveis é ligada aos sistemas de tarifação da operadora, possibilitando monetização dos malwares de forma mais efetiva do que em computadores tradicionais. Os cibercriminosos tendem a induzir a instalação de aplicativos maliciosos, a partir dos quais passam a coletar dinheiro usando os sistemas de tarifação via SMS das companhias telefônicas. Em muitos dos casos, isso é feito aos poucos, desviando uma baixa quantia a cada transação sem que o usuário se dê conta.
A perspectiva de que o Facebook chegue a um bilhão de usuários em 2012 somada aos 300 milhões de aparelhos com Android e os 850 mil novos smartphones e tablets com o sistema operacional ativados diariamente reforça a perspectiva de crescimento de ataques a smartphones via rede social.
O Community Powered Threat Report inclui outros exemplos de ameaças crescentes:
– No Facebook, os criminosos atacam usando perfis falsos, que fazem download de malwares no dispositivo móvel e, automaticamente, disparam convites de download à rede de contatos da vítima.
– No Twitter, um mal-intencionado cria um "perfil spam" e vincula links que baixam malwares a hashtags que fazem parte dos trending topics. Por citar um assunto comum a muitos perfis, o tweet aparece no feed de muitos usuários.
Sobre o relatório
O relatório AVG Community Powered Threat Report é baseado na análise das informações coletadas pelo Community Protection Network, comunidade online que coleta ameaças relatadas por consumidores AVG durante três meses e fornece um panorama dos riscos e ameaças aos computadores e dispositivos móveis ligados à internet. Participam da pesquisa os consumidores que fazem parte do programa de melhoria de produto da AVG.
Para acesso ao relatório completo: www.avg.com/filedir/news/AVG_Community_Powered_Threat_Report_Q1_2012.pdf
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati