São Paulo, agosto de 2013 – Há alguns dias, a Google tirou do ar o aplicativo Latitude, que permitia que usuários compartilhassem sua localização com amigos e mantinha um histórico dos lugares por onde a pessoa passava, incluindo o tempo de permanência em cada um dos pontos. Mas a empresa anunciou que as funcionalidades do Latitude passam a integrar o Google Maps, com a possibilidade de compartilhamento por meio do Google +. Para utilizar estas ferramentas com maior segurança, fique atento às dicas da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis:
1. Saiba como habilitar e desabilitar o rastreamento do Google Maps no dispositivo móvel:
Primeiramente, abra o aplicativo Google Maps, selecione "Menu" e, em seguida, "Configurações". Clique "Google Location Settings" ou "Configurações de Localização", nesta opção você poderá habilitar a geolocalização do seu aparelho sempre que você estiver online ou desabilitar esta função. Nesta mesma opção do menu, você também pode permitir ou inibir o armazenamento do seu histórico de navegação e a conexão dos dados com sua conta Google (chamada Location Reporting).
2. Como controlar o compartilhamento da sua localização com seus amigos:
A liberação ou bloqueio do compartilhamento com amigos é feito pelo Google +, na opção "Menu > Configurações (ou Settings)". Basta selecionar "Location Shering" ou "Compartilhamento de Localização".
3. Quem vai visualizar estes dados?
No aplicativo Google +, entre na opção "Who can see your best available location" ou "Quem pode visualizar sua localização" e lá você selecionar ver com quais do seus contatos compartilhará esta informação.
Se não quiser compartilhar com todos os seus contatos, o "Public" ou "Público" não deve ser selecionado. Se mantiver esta opção ativa, todos os seus contatos do Google + verão seu deslocamento pelo Google Maps.
Lembre-se de ter cautela ao postar informações sobre onde e com quem está. Atualmente, a internet não é apenas local de cibercrime, mas também uma ferramenta para mal intencionados do mundo offline, que buscam na rede subsídios para planejar roubos, furtos e sequestros.
Fique atento às dicas e à sua segurança para aproveitar o melhor que a tecnologia pode te oferecer.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 150 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.