São Paulo, agosto de 2014 – A geração millenium é expert quando o assunto são as redes sociais e a Internet, então não teriam nada a aprender sobre isso, certo? Talvez não. A super exposição na Internet pode gerar problemas bem reais que essa geração simplesmente desconhece. Pensando nisso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 187 milhões de usuários, apresenta cinco lições que a nova geração de usuários da web pode aprender com seus pais e avós, os chamados Baby Boomers.
Os Millenniuns, também conhecidos como geração Y, foram os primeiros a nascer em meio a soluções como TV a cabo, Internet e telefone celular, ou seja, a tecnologia e as mídias sociais estão em seu DNA. Ao serem questionados sobre o maior diferencial de sua geração em pesquisa recente da Nilsen, 24% acreditam que seja o uso da tecnologia, seguido da "Música/Cultura Pop" (11%) e "Liberdade/Tolerância" (7%). Por outro lado, os baby Boomers são caracterizados como "Trabalhadores e Éticos".
O fato da geração Y (idade entre 18 e 35 anos) ter crescido nas mídias sociais não significa que ela saiba fazer um bom uso delas. Etiqueta é algo que precisa ser aprendida.
"Os jovens estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e tentando encontrar o equilíbrio nesse novo ambiente, então acho que vale a pena compartilhar nossas experiências dentro e fora do ambiente profissional", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Pense antes de enviar ou postar: Esta é uma lição que muitos de nós aprendemos da maneira mais difícil: depois de enviar um e-mail precipitado ou mal formulado; ainda mais importante quando diz respeito às mídias sociais. Muitas empresas fazem triagens para seleções de emprego analisando perfis na Internet, por isso a recomendação é sempre revisar as configurações e postagens tendo isso em mente, além de excluir fotos e frases polêmicas. A prevenção é a melhor cura quando se trata de exposição na Internet. Após a contratação, a atenção deve ser redobrada, pois posts e tweets pessoais podem ser considerados opiniões da empresa empregadora. Já ocorreram vários casos de pessoas demitidas após twittar comentários inapropriados.
Não desabafe sobre suas frustrações nas redes sociais: Uma geração criada em meio a mensagens de texto pode apresentar sérios problemas quando o assunto é comunicação interpessoal. Um conselho para a Geração Y é: saiba que problemas de trabalho precisam ser tratados de forma razoável com os gerentes e nunca será uma boa ideia criticar outros empregados ou clientes na Internet.
Trabalho é para trabalhar: De acordo com uma pesquisa do site Salary.com, o site mais visitado durante o horário de trabalho nos EUA é – surpresa? – o Facebook. Acessar esse e outros sites como Twitter, Instagram deve estar limitado a pequenos intervalos ou ao horário de almoço, a menos que você seja membro da equipe de mídias sociais da empresa. Muitas pessoas já foram demitidas quando suas postagens no local de trabalho vieram à tona.
Confie em quem você conhece: Essa é uma verdade dentro ou fora do ambiente de trabalho, mas é uma lição que a Geração Y ainda precisa aprender. Por exemplo, um estudo realizado pelo software Bazaarvoice descobriu que numa decisão de compras, os Y são mais influenciados pela opinião de estranhos (51%) – por exemplo, comentários com opiniões de outros clientes e avaliações anônimas em e-commerce – do que por recomendações de amigos ou familiares. Claro que a porcentagem de Boomers que agem da mesma forma é muito menor. Confiança é algo que deve ser conquistado, seja no trabalho, seja na vida.
Aprenda a se desconectar: OK, essa é uma lição para todas as gerações! Observe um evento esportivo ou um show e você verá milhares de pessoas de todas as idades constantemente checando seus smartphones. A atenção está sempre sendo dividida. O ideal seria fazer uma espécie de "Sabbath Digital" e já existe até mesmo um "dia nacional de desligar" nos EUA.
"Nossa geração teve suas próprias lutas no mercado de trabalho, especialmente para mulheres e minorias. Os desafios para esta nova geração podem parecer menos relevantes ou claros, mas eles existem e já estão se impondo nas empresas. Devemos dar a essa geração o benefício da nossa experiência, orientando sempre que for possível", finaliza Sumrell.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 187 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combat e a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.