São Paulo, maio de 2014 – Nesse dia das mães, o que todas elas querem é passar o maior tempo possível junto de seus filhos. Para aproveitar esse tempo com a sua mãe, além de ajudá-la nas tarefas domésticas, preparar um café da manhã especial ou enchê-la de flores e presentes, que tal ajudá-la a lidar melhor com a tecnologia? Pensando nisso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 177 milhões de usuários, apresenta cinco dicas sobre o uso da tecnologia sobre as quais todo filho deve conversar com sua mãe.
1. Seu smartphone funciona como um rastreador :
Ele vai rastrear todos os seus dados em todos os momentos, a menos que você habilite a opção de desativar o rastreamento de localização. Esses dados podem ser utilizados por redes varejistas para traçar seu perfil de consumo, por exemplo, e para te enviar anúncios por via mobile.
2. Tudo é permanente e nada é realmente privado
A maioria das mães não está ciente da trilha digital que deixa pela Internet por meio de sites de comércio eletrônico e mídias sociais. Mãe, aprenda a amar as letras miúdas das configurações de privacidade, ou utilize ferramentas como o AVG PrivacyFix para saber exatamente o que você está compartilhando e como compartilhá-las de forma segura.
3. Vírus é um grande negócio!
Os vírus de antigamente eram meras interrupções de dados e o máximo que causavam era incômodo. Mas os novos vírus já não são restritos ao seu PC e houve uma grande popularização deles em dispositivos com o sistema Android, por exemplo. Essas novas ameaças te colocam sob o radar e são utilizadas para roubar suas informações pessoais, levando a roubos de identidade e fraudes financeiras. Mãe, tenha sempre um software antivírus, como o AVG Anti Virus Free, para proteger seus dispositivos conectados.
4. O hackeamento de grandes varejistas tem nos mostrado que a informação não está segura
Seu ender eço de e-mail e outras informações pessoais identificáveis são e continuarão sendo sempre vulneráveis. Uma forma de diminuir o risco é configurar endereços de e-mail diferentes para diversos usos como pessoal, financeiro, comercial, marketing, etc.
5. De forma geral, vulnerabilidades e ameaças são coisas que fogem ao seu controle
Mas você tem SIM o poder de controlar quantas informações suas se tornarão públicas e disponíveis. Tomando medidas simples como criar senhas únicas e fortes, comprar apenas de redes varejistas confiáveis, e rever e ajustar suas configurações de privacidade de mídias sociais e outros sites. Mãe, esses são passos simples que você pode tomar para reduzir drasticamente a sua exposição a ameaças.
"Queremos que todas as mães possam aprender a lidar com as inovações tecnológicas e utilizá-las de forma segura. Quem melhor do que os próprios filhos para orientá-las? Estamos vendo surgir toda uma geração de nativos digitais que serão responsáveis por fazer com que seus pais adotem as novidades de forma mais natural e tenham paz de espírito para utilizá-las sem medo", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 177 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Baixe gratuitamente o primeio eBook da AVG no Brasil, sobre privacidade de crianças e jovens na Internet pelo link: www.avgbrasil.com.br/proteja-nossas-criancas