São Paulo, janeiro de 2015 – Uma recente pesquisa sobre Monetização da Internet das Coisas (IoT , do termo em inglês Internet of Things) realizada pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, mostrou que cerca de 62% das pequenas empresas já contam com um budget específico para o desenvolvimento desse tipo de soluções nos próximos 12 meses.
Durante a NexGen Cloud Conference, ocorrida em dezembro em San Diego (EUA), cerca de mil participantes ouviram o especialista da AVG, Tony Anscombe apresentar alguns insights valiosos sobre as oportunidades desse mercado para Provedores de Serviços Gerenciados, e a boa notícia é que as oportunidades são enormes. Segundo especialistas, 2015 será um ano importante para os investimentos em IoT.
Estreitar o relacionamento com fornecedores de TI na nuvem é apenas um dos desafios que está por vir. O outro diz respeito ao futuro imediato para os clientes das pequenas empresas diante de um cenário de ameaças sempre em mudança. Tendo isso em mente, aqui estão as principais ameaças a observar em 2015:
- Mais ransomware: O final de 2013 foi notável pela proliferação dos ataques de sequestro de dados aos pequenos negócios, os chamados ransomware. Essa tendência continuou em 2014 e poderá ter novos desdobramentos em 2015. Os Ransomware, como o "famoso" CryptoLocker, sequestram ou bloqueiam arquivos pessoais da máquina e cobram um resgate para sua devolução. Para não ser uma vítima desse tipo de ataque, as empresas precisam contar com um bom software antivírus, evitar downloads de risco, educar suas equipes sobre os riscos de baixar arquivos sem verificação e manter os softwares de segurança e operações sempre atualizados.
- Ameaças persistentes avançadas (APTs): Os cibercriminosos têm focado cada vez mais seus ataques nas pequenas empresas. As APTs são um tipo de malware relativamente novo, desenvolvido por criminosos para roubar senhas, logins e dados de clientes. Eles foram desenvolvidos como um ponto de acesso na empresa que visa passar despercebido por um longo período de tempo no qual vai coletando dados. Para combater esse tipo de ameaça, as empresas precisam contar com uma defesa igualmente sofisticada, que inclui proteção contra riscos nos dispositivos móveis, serviços na nuvem, além dos tradicionais focados na rede.
- Violações de senhas: Com os serviços em nuvem e a Internet das Coisas se tornando parte do cotidiano da maioria das empresas, a gestão de senhas tem se tornado assunto importante. Um bom exemplo de falha ocorreu em novembro passado, quando imagens de milhares de webcams e sistemas de vigilância em todo o mundo acabaram em um site russo simplesmente porque tinham senhas padrão ou não possuíam códigos de login. Muitas das imagens foram tiradas de equipamentos de CFTV de empresas. Enquanto as empresas não aprenderem a gerir de forma eficiente suas senhas, podemos esperar muitos incidentes como esse.
- Ameaças Mobile: Até pouco tempo atrás, seria muito comum entre os "Amantes da Apple" se vangloriar de utilizar um sistema livre de ameaças como a plataforma Macintosh, mas coisa está mudando. A prevalência dos dispositivos móveis iPhone e iPad nos escritórios transformou a Apple em um alvo prioritário. No final do ano passado o OSX/WireLurker Trojan vez o sistema iOS de vitima. No caso do Android a situação é ainda pior, pois existem a cada dia novas variações de malware, como o NotCompatible, que usa um e-mail spam ou links de sites corrompidos para se infiltrar no sistema de segurança das redes da empresa.
"Apesar de parecer um cenário alarmante, nossos estudos indicam fortemente que as pequenas empresas estão dispostas a investir em ferramentas que buscam simplificar a atualização, segurança e monitoramento em TI neste ano de 2015", afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 188 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo!