Cibercriminosos configuram redes similares à de locais públicos para roubo de dados
São Paulo, junho de 2012 – Pessoas acessando redes Wi-Fi em cafés, livrarias, aeroportos, restaurantes e shoppings são cenas comuns atualmente. Esses internautas devem estar cientes do risco invisível que as redes públicas representam. Por isso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, alerta para a tendência de crescimento dos ataques e para o risco invisível das redes wi-fi, inclusive das protegidas por senha.
Na última semana, o Brasil registrou o primeiro ataque de hackers a usuários de bancos via dispositivos móveis e a tendência do aumento da frequência das ameaças. Redes que não exigem senhas para conexão são as mais vulneráveis ao roubo de dados, porém as redes públicas protegidas também representam risco. "Cibercriminosos estão configurando redes com nomes similares aos das redes de cafés, shoppings e restaurantes, fazendo com que usuários se conectem acreditando estar em ambiente Wi-Fi seguro. Por exemplo, os hackers vão ao Café 1, solicitam dados para conexão e criam uma segunda rede com nome Café 1A e a mesma senha, induzindo o usuário ao erro. É necessário confirmar sempre o nome de identificação da rede", explica Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG.
As altas vendas dos smartphones e a proliferação de redes públicas Wi-Fi tornam inevitável o crescimento das ameaças via dispositivo móvel e só o comportamento seguro pode desacelerar esse processo. Além de ficar atento às redes Wi-Fi na qual conecta o dispositivo móvel, o usuário deve evitar o acúmulo de informações pessoais e histórico de navegação, para que, em caso de invasão, não perca dados importantes. "Também é importante ter um antivírus, que vai analisar o risco dos conteúdos acessados", aconselha Mariano.
Além dos cuidados com o Wi-Fi, os usuários não devem descuidar dos aplicativos que representam alto risco aos smartphones e tablets: no primeiro trimestre, foram identificados mais de 5 mil aplicativos maliciosos para Android, além de inúmeros para iOS.
Cabe lembrar que, apesar da comunicação wireless ser mais facilmente comprometida, toda a comunicação através da internet passa por diversos roteadores e provedores e pode ser interceptada. Sendo assim, somente as conexões criptografadas, como a que usamos ao acessar bancos e e-commerce, são realmente seguras, mesmo quando usadas redes cabeadas e conexões Wi-Fi protegidas.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati