São Paulo, fevereiro de 2013 – O cenário da segurança online terminou o ano de 2012 com dados surpreendentes: 3,9 milhões de ameaças a dispositivos móveis entre outubro e dezembro e a descoberta de ataques planejados por pré-adolescentes com foco no público gamer. Estas foram algumas das conclusões do Relatório de Ameaças da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, referente ao último trimestre de 2012.
Seguindo a tendência observada durante todo o ano de 2012, os smartphones e tablets com sistema operacional Android continuam sendo o maior foco dos cibercriminosos, que desenvolvem ameaças a serviços de mobile banking, mensagens de texto com links maliciosos e versões infectadas de jogos populares, como o Angry Birds Space. Nesse período, o aplicativo malicioso mais popular foi o com.utooo.android.compass, anunciado como um simulador de compasso.
“Por ter mais de 70% do market share, o Android é um alvo potencialmente rentável para os mal intencionados. Os usuários precisam se conscientizar de que nos dispositivos móveis devem ter a mesma atenção e cuidado que ao navegar no PC, principalmente quando utilizar redes sociais, por onde são disseminadas muitas ameaças. A constatação do relatório confirma a tendência sobre a qual temos falado desde o início de 2012”, esclarece o diretor de Marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.
Os gamers também têm sido alvo de ciberataques. A equipe do AVG Threat Labs se surpreendeu ao constatar que crianças na faixa dos 11 anos têm se envolvido no desenvolvimento de ameaças que visam roubar informações de login de jogadores. Os ataques aos gamers têm um agravante: as contas online nos sites de jogos costumam conter dados bancários e o usuário pode usar o mesmo login e senha para acesso às mídias sociais ou e-mail. Com isso, o jogador pode, simultaneamente, ter seus perfis invadidos e informações bancárias roubadas.
"Em pesquisas que fazemos há mais de dois anos temos notado a familiaridade cada vez maior das crianças com a tecnologia e, como consequência, também aprenderam a fazer mal uso da internet. Por isso sempre reforçamos o importante papel dos pais para conscientizar os filhos quanto ao uso seguro e responsável da internet”, declara o diretor.
Analisando o ano de 2012, o exploit toolkit, que abre portas para a invasão dos equipamentos ligados à internet, foi o tipo de malware mais usado, representando quase 60% do total de ataques. Segundo o estudo, a popularização desse toolkit, com alto nível de complexidade, mostra que cibercriminosos experientes estão criando e comercializando essas ameaças à mal intencionados que não têm tanto conhecimento técnico. “Quanto maior o número de usuários vulneráveis ou desatentos, mais esse mercado se fortalece Em geral essas ferramentas exploram falhas de segurança em diversos softwares como Java, Acrobat Reader e outros. Manter esses softwares atualizados e fazer da navegação segura um hábito é a única forma de conter o crescimento”, finaliza Sumrell.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.