São Paulo, março de 2015 – Computadores Mac são, para a maior parte dos usuários, sinônimo de máquinas mais potentes e rápidas do que as com Windows, mas não é bem assim. Se até carros esportivos precisam ir ao mecânico de vez em quando, um Mac também precisa de limpeza adequada para oferecer o seu melhor desempenho. Pensando nisso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, realizou alguns testes rápidos para detectar os problemas de armazenamento mais comuns no Mac.
Aqui está um fato triste, mas verdadeiro: quase todas as vezes que o usuário joga ou navega na web, seu Mac coleta dados de "lixo". Esses dados, chamados de cache, são coletados de erros e outras atividades do sistema em inúmeros arquivos com log. Infelizmente, esses dados ficam ocultos no disco rígido e ocupam um bom espaço.
Mas não é apenas o cache que precisa de limpeza regularmente. "É preciso ficar atento, pois para a maioria das pessoas, as pastas de "Download" e "Lixeira" são locais de armazenamento para todos os arquivos baixados (imagens, arquivos, PDF antigos etc.) e isso pode representar vários Gigabytes de arquivos esquecidos", alerta Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Um teste rápido
Testes simples, realizados usando o AVG Cleaner para Mac em alguns Macs próprios, encontraram mais de 14.3 GB de arquivos desnecessários em vários locais no MacBook Pro. Já um iMac® 27", comprado e usado por apenas algumas semanas para coisas básicas como navegar na internet, apresentou 1.3 GB de arquivos "lixo".
Ao buscar com mais profundidade, os especialistas da AVG encontraram um grande número de dados localizados na pasta "Download" do AC OS® – uma pasta que raramente é limpa e que guarda diversos arquivos temporários de programas baixados, audiobooks, vídeos, arquivos iOS, entre outros.
O que mais chamou a atenção nos testes não foi o espaço recuperado após a limpeza, mas o fato de, em tão pouco tempo de uso, haver tanto arquivo desnecessário salvo nas máquinas.
Cache de Aplicativos
A maior parte dos aplicativos usados diariamente no Mac criam arquivos chamados "cache" e "registro". Os arquivos Cache são muito úteis, uma vez que tornam o aplicativo mais rápido ao resgatar algumas informações.
Infelizmente, muitos aplicativos não limpam seus caches quando estes não são mais úteis e é ai que mora o problema: arquivos de cache velhos e/ou corrompidos, de versões antigas dos programas, podem causar erros nas novas versões, o que prejudica seu funcionamento. Além disso, arquivos de cache desatualizados são esquecidos no disco rígido e permanecem lá para sempre, crescendo e ocupando espaço. Os técnicos da AVG encontraram restos de arquivos não desinstalados, listas de fontes, cache de navegadores, histórico, entre outras coisas que podem afetar o trabalho diário usando um Mac. O ideal, segundo a própria Apple, é limpar arquivos de cache de tempos em tempos (pelo menos uma vez por mês) para evitar problemas ou resolvê-los de forma eficaz.
Arquivos de registro
Além dos arquivos de cache, o Mac OS e vários outros aplicativos tendem a criar arquivos de registro. Esses arquivos contém um protocolo de quebra ao serem iniciados. A maior parte dos registros de entrada tem uma coisa em comum: ninguém, exceto desenvolvedores profissionais ou administradores treinados, está capacitado para fazer qualquer alteração neles. Ou seja, a menos que um administrador de TI queira analisar seus arquivos de registro, não há nenhuma necessidade real de mantê-los.
AVG Cleaner para Mac
O AVG Cleaner para Mac foi desenvolvido para ajudar a limpar todos esses arquivos desnecessários. O aplicativo da AVG é capaz de localizar rapidamente cópias de arquivos esquecidas e removê-los com um só clique. Além disso, toda a linha de soluções da AVG para Mac foi desenvolvida para ser tão fácil de usar quanto o próprio sistema da Apple. Saiba mais sobre essa solução aqui.
Sobre a AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em segurança online, fornecendo soluções de software e serviços para dispositivos, dados e pessoas. Com mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o portfólio de produtos da AVG para o consumidor final inclui segurança na internet, otimização de desempenho, e proteção de indentidade e privacidade para dispositivos mobile e desktops. Já seu portifólio para Negócios – voltado para provedores de serviços gerenciados, VARs e revendedores – oferece soluções para gestão de TI, controle e geração de relatórios, segurança integrada, e gestão de dispositivos móveis que simplificam e protegem empresas em diversos países. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo!