São Paulo, junho de 2013 – Segundo o Scup, especialista em ferramentas de monitoramento de mídias sociais, foram registradas mais de dois milhões de menções nas redes sobre os protestos que tomaram as ruas de várias cidades em todo o Brasil. A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, alerta: o grande interesse pelo assunto também chamou a atenção dos cibercriminosos, que já utilizam o assunto como chamariz para golpes por meio de e-mails e posts com links contaminados para supostas fotos e vídeos.
"Os mal intencionados online estão sempre atentos aos principais assuntos que movem a opinião pública para utilizá-los como isca para golpes, visando atingir grande quantidade de pessoas e, consequentemente, obtendo altos lucros com suas atividades criminosas", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG.
Para manter-se informado sobre as manifestações da população nos quatro cantos do País sem correr o risco de ter informações pessoais importantes – como senhas, dados bancários e sigilosos – roubadas é importante tomar alguns cuidados:
1) Desconfie de todas as mensagens por SMS, e-mail e nas redes sociais que contenham links. Você nunca pode ter certeza de quem está realmente enviando a mensagem;
2) Só baixe aplicativos de sites idôneos;
3) Use um antivírus no seu dispositivo móvel também. Os malwares ocultados por links também podem contaminar seu smartphone ou tablet, interceptando dados, roubando informações sigilosas e utilizando seu aparelho como ponte para a disseminação do golpe para seus contatos;
4) Sempre que se transmitem dados pela internet, a informação passa por vários pontos sem controle, principalmente no caso de redes Wi-Fi abertas. Por isso, toda comunicação sensível deve usar recursos de criptografia como SSL (usado na comunicação com bancos, por exemplo) e VPNs;
5) Os e-mails também se enquadram na questão da navegação sem controle, por isso, nunca mande nada sigiloso por este canal antes de criptografar.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.