Recife, outubro de 2013 – Com o tema "Parques Tecnológicos Modelando Cidades", acontece nessa terça-feira (15) a abertura do evento 30ª Conferência Mundial IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec. A primeira plenária será marcada pela presença de especialistas internacionais e figuras políticas nacionais.
Estão confirmados para falar ao público de cerca de 1.200 pessoas nomes notórios como Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco; Geraldo Júlio, prefeito da cidade do Recife; Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae Nacional; Francilene Procópio, presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores); e Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. Dos grandes especialistas internacionais, estarão no palco da plenária Luis Sanz e Rick Weddle, respectivamente, diretor-executivo e presidente da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation).
O evento 30ª Conferência Mundial IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec acontece de 14 a 17 de outubro no Porto Digital, em Recife. O mote "Parques Tecnológicos Modelando Cidades" terá apresentação na forma de plenárias e sessões técnicas, contando com cases de áreas de inovação nos cinco continentes. Estão confirmadas palestras com especialistas como Anthony Townsend, pesquisador em mobilidade e tecnologia; Valeri e D’Costa, gerente de projetos do InfoDev do Banco Mundial; além de representantes de parques tecnológicos mundiais.
O evento é organizado pelo Porto Digital, com realização da IASP (International Association of Science Parks), da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Seu financiamento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), contando ainda com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
Mais informações nos sites: www.iasp2013recife.com ou www.seminarionacional.com.br.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.