Por Victor Garcia
O mercado de trabalho está em constante evolução e as empresas que desejam se manter competitivas precisam investir não apenas em tecnologia e inovação, mas sobretudo, no desenvolvimento de seus talentos. Nesse contexto, a criação de programas de estágio é um dos destaques no que diz respeito às estratégias de atração, desenvolvimento e retenção de novos profissionais.
Pensando nisso, implementamos na Arklok um programa de desenvolvimento e aceleração de estudantes da área de TI. O projeto piloto de estágio selecionou jovens entre 18 e 19 anos, estudantes de ensino técnico e moradores da região de Itapevi (SP). Inicialmente, nosso objetivo é garantir que esses alunos que vivem na região tenham as oportunidades necessárias de desenvolvimento profissional e pessoal para integrarem o quadro de funcionários fixos da empresa.
Para viabilizar esse preparo dos estudantes, os novos contratados integrarão as áreas de RNA e produção, e poderão absorver os principais conhecimentos que se bem aplicados, aceleram os resultados da empresa como um todo. Embora a implementação de um programa de estágios pareça algo simples, é necessário ressaltar que garantir que essa experiência de fato seja benéfica para o contratante e para o estagiário é um desafio que poucas companhias executam de forma satisfatória.
Isso porque o processo de ensinar, preparar e dar todo o suporte necessário demanda dedicação, acompanhamento e engajamento da equipe técnica que treinará esses estudantes. Para que essa relação seja de fato positiva, a empresa precisa estar disposta a passar pelos desafios de treinar um profissional do zero. Já o estudante, precisa estar disposto a aprender e se sentir seguro para errar e demonstrar vulnerabilidades. Afinal, a frase ‘’é errando que se aprende’’ cabe perfeitamente nessa fase da vida em que estamos dando os primeiros passos em direção ao sucesso.
A expectativa é que a seleção e treinamento de talentos seja uma pauta recorrente na Arklok. Para os próximos meses, poderemos contar cada vez mais com o suporte desses profissionais iniciantes. Para as empresas que estudam a possibilidade da implementação de um programa de estágio, separei alguns benefícios que esse tipo de seleção garante.
Atratividade para talentos emergentes: a geração atual de jovens profissionais busca oportunidades de aprendizado e crescimento acelerado em suas carreiras. Ao oferecer programas de estágio, as empresas conseguem atrair esses talentos emergentes que enxergam a possibilidade como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, programas de estágio bem estruturados e atraentes podem melhorar a imagem da companhia, impulsionando o selo de marca empregadora, tornando-a ainda mais atrativa para jovens talentos.
Renovação de ideias e perspectivas: ao trazer estagiários para a equipe, as empresas também se beneficiam da renovação de ideias e perspectivas. Os estagiários trazem consigo uma mentalidade fresca, inovadora e muitas vezes conectada às últimas tendências e tecnologias. Eles podem desafiar o status quo, propor novas abordagens e contribuir com soluções criativas para os desafios enfrentados pela empresa. Essa diversidade de pensamento é fundamental para a inovação e o crescimento organizacional.
Futuro pipeline de talentos: esse tipo de programa também oferece às empresas uma chance de avaliar e identificar talentos promissores para integrar seu pipeline de recrutamento. Ao acompanhar o desempenho dos estagiários ao longo do período, os gestores de RH podem identificar aqueles que se destacam e têm potencial para se tornarem futuros colaboradores de destaque na organização. Essa estratégia ajuda a reduzir os custos e o tempo de recrutamento, além de garantir que a empresa invista em talentos que já estão familiarizados com a sua cultura e valores.
Na Arklok, estamos engajados com esse novo período. Nosso objetivo, é garantir que a empresa seja uma nova incubadora de talentos. E sua companhia, está pronta para participar da formação de novos profissionais?
Victor Garcia é diretor de gente e gestão na Arklok