Empresa foi reconhecida por promover sustentabilidade no setor de TI por projeto na iniciativa Brasil Pelo Meio Ambiente, da Amcham
São Paulo, novembro de 2024 – A Arklok, referência em soluções de locações de equipamento de tecnologia, está sempre atenta às mudanças do mercado e preocupada com o meio ambiente. Por este motivo, evita que o descarte de lixo eletrônico dos equipamentos seja realizado de maneira errônea e promove a reutilização de dispositivos seminovos.
Com o objetivo de prolongar a vida útil de dispositivos eletrônicos, reduzir custos e minimizar resíduos eletrônicos, a Arklok conta com um programa que oferece locação de equipamentos seminovos, resultando em até 60% de economia em relação a equipamentos novos. Além disso, o modelo de negócios promove a economia circular e sustenta práticas de compliance ambiental, sendo um exemplo de como empresas podem aderir à agenda ESG.
“O reaproveitamento de equipamentos não só traz economia para as empresas, mas também reflete o compromisso de todos nós com o meio ambiente, isso destaca que a empresa caminha com responsabilidade e cria soluções que contribuem ativamente para a sustentabilidade”, comenta Andrea Rivetti, CEO Fundadora da Arklok
O programa de locação de seminovos da Arklok conta com uma metodologia precisa, assegurando a qualidade e o prolongamento da vida útil dos dispositivos. Quando um contrato de locação termina, os equipamentos passam por um cuidadoso processo de sanitização e revisão.
Os equipamentos que já não podem ser reutilizados são descartados de forma ambientalmente correta, e todo resíduo reciclável, como embalagens de papelão, é reaproveitado. “Essa cadeia de reutilização é reforçada com embalagens de proteção que contêm pelo menos 50% de materiais reciclados, agregando ainda mais valor ao processo de economia circular”, explica Rivetti.
Nos últimos meses, com este projeto a Arklok já evitou o descarte de aproximadamente 36 mil kg de lixo eletrônico, reutilizando mais de 14 mil equipamentos, principalmente notebooks. Esse volume expressivo contribui significativamente para a mitigação de resíduos eletrônicos e incentiva clientes e parceiros a adotarem práticas ambientalmente conscientes.
“Nosso propósito é transformar o mercado de tecnologia em um exemplo de economia circular. Queremos que a locação de equipamentos seminovos se torne a primeira opção para as empresas que buscam eficiência operacional e comprometimento com o meio ambiente”, comenta Edileusa Hsieh – Head de MKT da Arklok
Iniciativa Brasil Pelo Meio Ambiente
A abordagem contínua com o meio ambiente idealizada pela Arklok demonstra como o setor de tecnologia pode liderar o avanço em práticas sustentáveis, com impactos positivos para o planeta e resultados significativos para seus clientes. Com este projeto a empresa foi reconhecida na iniciativa Brasil Pelo Meio Ambiente, da Amcham, que surgiu da necessidade de compartilhar as melhores práticas empresariais brasileiras sobre os temas de preservação ambiental e sustentabilidade. “Nossa participação nesta iniciativa e o reconhecimento na COP 29 demonstram que estamos no caminho certo para promover uma mudança positiva e inspiradora no Brasil e no mundo”, finaliza Edileusa Hsieh.