Especialistas da Fujitsu General do Brasil apontam fatores fundamentais para não errar na hora da compra do equipamento
São Paulo, dezembro de 2022 – As altas temperaturas quando o clima está quente são desagradáveis em diversas ocasiões. Nestes casos, o uso do ar-condicionado na estação mais quente do ano é quase que uma obrigação nos ambientes. Entretanto, é preciso escolher o aparelho correto, pois a grande variedade pode gerar confusões e causar erros na hora da compra.
Por isso, a Fujitsu General do Brasil, empresa de ar-condicionado presente no Brasil há 42 anos, preparou algumas dicas para escolher o aparelho certo de ar-condicionado e quais os fatores que merecem atenção. Confira as dicas que os especialistas apontaram e aproveite:
1) Escolha o modelo certo. Sempre considere a estrutura da casa e qual o espaço em que o equipamento será instalado. “Vale a pena fazer uma pesquisa mais profunda para evitar erros básicos durante o processo de decisão de compra do equipamento”, explica Takao Matsumura, gerente de engenharia da Fujitsu General do Brasil;
2) Verifique o consumo de energia. A compra do modelo errado faz com que o gasto de energia suba de maneira considerável, pois a capacidade do aparelho não fica de acordo com o ambiente de instalação. “A tecnologia Inverter presente nos equipamentos da Fujitsu são destinados para as pessoas que buscam climatizar o ambiente com menor consumo de energia. Este tipo de equipamento, além de ser econômico, pode reduzir até 40% do consumo energia em comparação aos dispositivos convencionais”, aponta Takao.
3) Limpeza do ar-condicionado. Após a escolha do modelo, uma das maneiras mais fáceis de fazer com que equipamento funcione efetivamente é verificar se a limpeza está em dia. Além disso, sugerimos que realize manutenção periódica com um profissional especialista, também manter os filtros de ar higienizados são de fundamental importância para que o equipamento funcione de forma mais eficiente. “Lembre-se de não utilizar qualquer substância química quando for higienizar os equipamentos, pois ela pode prejudicar o funcionamento. Outro fator importante é a higienização periódica dos filtros do ar-condicionado para que impurezas sejam expelidas no ambiente”, reforça o gerente de engenharia da Fujitsu General do Brasil.
4) Instalação correta do ar-condicionado. O ar-condicionado split não é um aparelho plug and play e precisa de um cuidado especial na hora de ser instalado. Sempre que possível, consulte um instalador credenciado da fabricante que fará todo o processo de instalação correto, dessa forma não comprometerá o funcionamento e a vida útil do aparelho.
5) Escolha aparelhos de ar-condicionado corretos. Existem modelos de ar-condicionado no mercado, que, além de resfriar, também aquece o ambiente. Em regiões onde o inverno as temperaturas são mais frias, o ar-condicionado é uma boa opção para aquecer o ambiente com a melhor eficiência energética.