São Paulo, fevereiro de 2015 – Dois aplicativos criados por empresas embarcadas no Porto Digital foram premiados na competição World Summit Award Mobile, premiação que elege as melhores ferramentas que podem ser utilizadas em escala global para fazerem a diferença no mundo. A cerimônia de entrega aconteceu na última terça-feira (03), em Abu Dabi.
Desenvolvido pelo analista de sistemas e pai Carlos Pereira, o Livox conquistou o primeiro lugar na categoria "Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo". O aplicativo tomou forma para ajudar sua filha Clarinha, que nasceu com paralisia cerebral, a se comunicar. Com download gratuito, o app possui mais de 2 mil figuras relacionadas a emoções, atividades e ações cotidianas.
Já o Colab.re ficou entre os cinco primeiros colocados no prêmio de "Melhor Plataforma de Governo e Participação do Mundo". A criação de Gustavo Maia e equipe incentiva a colaboração online entre cidadãos e administradores públicos, buscando melhorar a vida nas cidades. A rede social permite que os usuários falem de problemas e façam propostas para os governantes. O aplicativo estreou com grande reconhecimento, em 2013, foi eleito como "Melhor Aplicativo Urbano do Mundo", na competição AppMyCity, da New Cities Foundation.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, comenta o sucesso dos projetos pernambucanos. "O parque tecnológico tem em sua base o incentivo a empresas que possam transformar o contexto socioeconômico e educacional no Brasil e no mundo". O especialista em inovação completa falando que, "esperamos que esse prêmio inspire outras startups a criarem mais aplicativos que transformem realidades".
O World Summit Award Mobile (WSA-mobile) é uma iniciativa global para selecionar e promover o melhor conteúdo móvel e os aplicativos mais inovadores dentro do espectro, e em cooperação com o World Summit Information Society, da Organização das Nações Unidas (ONU). Colaboram com a iniciativa outros órgãos da ONU, como Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Aliança Global para as Tecnologias da Informação e Comunicação (UN GAID).
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.