Parceria entre AEF-Brasil e TV Escola gera produção de série especial que vai mostrar os resultados da adoção da educação financeira no ensino regular
São Paulo, setembro de 2017 – Estudantes do ensino médio da escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá, no Amapá, estão aprendendo na prática, como economizar seus recursos e preservar a saúde do bolso.
Localizada na região central de Macapá, próximo ao rio Amazonas, a escola iniciou o programa de Educação Financeira com as tecnologias desenvolvidas pela AEF-Brasil em 2015, com oito turmas de ensino médio. Dois anos depois, a escola já soma 18 turmas: 12 de educação de jovens e adultos e seis do ensino regular – segundo e terceiro anos do médio.
Os conceitos aplicados por professores de diferentes disciplinas, entre elas, Biologia e Física, são tema do segundo episódio da série sobre educação financeira apresentada pelo programa “Sua Escola, Nossa Escola”, que vai ao ar no próximo dia 11 de setembro, na TV Escola, às 20 horas.
Segundo Tatiane Pires de Carvalho, coordenadora do projeto de educação financeira na escola, os professores passaram por cursos de formação e fundaram um grupo disseminador: “Chegamos à conclusão de que a melhor forma de trabalhar a educação financeira seria com base em três pilares: o contextual, o interdisciplinar e o transversal, que são aplicados aos projetos em sala de aula”.
Os efeitos do projeto já são sentidos no bolso dos estudantes. Para o estudante Flávio Souza, o resultado é muito positivo: “a escola complementa o aprendizado, traz ao aluno um conhecimento específico sobre como administrar a renda e nos oferece maior segurança em relação a esse tema”.
Parceria
A parceria entre AEF-Brasil e a TV Escola é um dos pilares do novo Ecossistema de Educação Financeira para o biênio 2017-2018 que prevê a produção de cinco episódios especiais do programa.
Os programas abordarão a Educação Financeira baseada em experiências realizadas em escolas públicas de outras quatro cidades brasileiras além de Macapá: Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO).
O objetivo da série é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Educação Financeira, dando visibilidade a projetos já existentes. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.
Com cinco episódios de 26 minutos, a série Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira é totalmente gravada na escola, por meio de entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto.
O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG, da Fundação Itaú Social e do Instituto Unibanco.
Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar desejos imediatos com necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos é o aumento do hábito de poupar, outro pilar importante da educação financeira. Todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, pois, além de tornar o sistema financeiro mais sólido e eficiente, também garante condições melhores para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, conclui.
Onde e quando será exibido
11/9 – Macapá
18/9 – Araguaína
25/9 – Manaus
2/10 – Palmas
A TV Escola distribuirá o programa em toda a sua grade. Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br.
Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola
Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.
Sobre a AEF- Brasil e a ENEF
A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.
A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.
Sobre a TV Escola
A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.