Levantamento tem como objetivo fazer uma avaliação profunda do cenário de educação financeira no Brasil
São Paulo, fevereiro de 2018 – Até o dia 23 de março, professores, gestores de escolas dos ensinos fundamental, médio e universidades, públicas e privadas, associações, ONGs, cooperativas, órgãos da iniciativa privada e pessoas físicas podem acessar questionário completo com foco em educação financeira e participar do 2º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira, iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).
As inscrições estão disponíveis em www.vidaedinheiro.gov.br/2-mapeamento/ e podem participar ações gratuitas ou pagas. “É uma verdadeira radiografia do cenário da educação financeira no Brasil. A ideia é conhecer detalhes das ações, levantar números e compreender sua abrangência. Compreender o que acontece e quem promove” – esclarece Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, Associação de Educação Financeira do Brasil.
Segundo Claudia Forte, o Mapeamento contribui para identificar oportunidades geradas pelas ações, entender a atual situação e o que precisa ser feito e, mais do que isso, entender os desafios do setor.
Coordenado pela AEF-Brasil, o 1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira, projeto da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, foi realizadoem 2013 e identificou 803 ações em todo o país.
O projeto do Mapeamento conta com o patrocínio do Serasa Consumidor e Serasa Experian,
Selo ENEF
No Mapeamento, as iniciativas identificadas de acordo com a diretrizes da ENEF serão convidadas para participar do Selo ENEF. O Selo ENEF é a marca que identifica que uma iniciativa de educação financeira está em conformidade com os objetivos e diretrizes da ENEF, bem como com os critérios definidos do Edital http://www.vidaedinheiro.gov.br/2-mapeamento/ Os resultados do Mapeamento e dos eleitos para o recebimento do Selo ENEF serão divulgados durante a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece em maio de 2018.
Sobre a AEF- Brasil e a ENEF
A AEF-Brasil, Associação de Educação Financeira do Brasil, tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, que está em plena disseminação e presenta em mais de 3 mil escolas em todo o pais, por meio da capacitação de professores da rede pública em parcerias com as secretarias de educação dos estados e municípios. De acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes. A AEF-Brasil também desenvolve projetos voltados para adultos, com ênfase em dois públicos: aposentados com renda de até dois salários mínimos e mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família.
A AEF-Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.
Para outras informações sobre educação financeira, acesse www.vidaedinheiro.gov.br