São Paulo, outubro de 2012 – Enquanto o mercado de smartphones contabiliza a venda de mais de um bilhão de aparelhos, os cibercriminosos focam seus esforços no desenvolvimento de mecanismos que permitam ataques rentáveis aos usuários desses dispositivos. Segundo estudo da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, o próximo alvo desses mal intencionados serão os usuários de bancos por meio dos celulares.
O Relatório de Ameaças do terceiro trimestre de 2012 alerta para o grande potencial de lucratividade dos ataques ao mobile banking, cujo crescimento contínuo do serviço atraiu a atenção dos desenvolvedores de malwares. Segundo o US Federal Reserve, 20% dos usuários de smartphones dos Estados Unidos acessam serviços bancários por meio dos aparelhos. “A popularização dos dispositivos móveis no Brasil deve aumentar gradativamente o acesso aos bancos via celular, inclusive no Brasil. Segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, em 2015 o mobile banking será o principal canal de relacionamento entre correntistas e bancos”, afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Ataques ao mobile banking seguem a mesma mecânica da disseminação em PCs: um link malicioso leva a ameaça ao usuário por e-mail ou SMS. A pesquisa da AVG mostrou que o Zitmo (também conhecido como Zeus-in-the-Mobile) é uma das crescentes ameaças com esse foco, burlando a autenticação utilizada nos serviços bancários online e possibilitando o acesso às contas bancárias.
Mariano Sumrell ressalta que os aplicativos disponibilizados pelas instituições bancárias podem ser mais seguros do que o acesso ao banco usando navegador: “Os aplicativos dificultam a interceptação de dados, porém os correntistas devem ter cuidado no momento de fazer o download, verificando a procedência para evitar a instalação de softwares maliciosos no smartphone”.
A AVG recomenda que os internautas que utilizam dispositivos móveis estejam atentos à potenciais ameaças vindas por e-mail, SMS ou aplicativos, mantendo o mesmo comportamento seguro necessário para utilização da internet em PCs. Os riscos também podem ser minimizados com a instalação de antivírus próprios para esse tipo de equipamento.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati