São Paulo, junho 2015 – A Jump Brasil, aceleradora de negócios do Porto Digital, termina seu período de submissão de propostas com ótimos números: foram 53 empresas inscritas, de oito estados brasileiros. Estão representados Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Ceará.
Os candidatos propuseram soluções nas áreas de e-gov, meio ambiente, educação, games, varejo, gestão empresarial, audiovisual, energia, decoração, e-commerce, construção civil, jurídico, moda e beleza, saúde, eventos e turismo.
Na próxima etapa, os formulários e vídeos enviados serão analisados pela organização, que levará em conta, entre outros critérios, a inovação do negócio, o perfil dos participantes, o nível de maturidade do produto, o tamanho do mercado e a possibilidade de crescimento.
De acordo com o superintendente da Jump, Pedro de Souza, o comitê de avaliação deverá pré-selecionar entre 10 e 15 projetos para fase seguinte. "A avaliação inicial é a mais positiva possível e superaram nossas expectativas. A forte adesão é fruto de um trabalho intenso de divulgação durante o mês em que as inscrições ficaram abertas. Circulamos entre as startups de todos os cantos do País promovendo essa chamada", contou Pedro.
O superintendente ainda projeta uma disputa acirrada até o resultado final. "À primeira vista, os projetos são muito bons. Vamos ter dificuldade para separar os melhores porque o nível está bem alto".
Após as entrevistas, serão selecionadas cinco startups para o processo de aceleração do negócio, realizado durante cinco meses. Cada empreendimento receberá um aporte financeiro de R$ 40 mil, além de capacitação, mentoria, consultoria empresarial, conexão com investidores, seminários e outras atividades para seu desenvolvimento.
- Comunicação aos pré-selecionados – 05/06/2015
- "Pitch Day" e entrevistas dos projetos pré-selecionados – 15 e 16/06/2015
- Resultado final – 25/06/2015
- Assinatura dos contratos – 26/06/2015 a 17/07/2015
- Início da aceleração – 27/07/2015
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação:
@tramainova