São Paulo, março de 2015 – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou a Jump Brasil, aceleradora do parque tecnológico Porto Digital, como uma das aprovadas do Programa Start-Up Brasil. Essa é a terceira chamada do projeto, que começou a investir no empreendedorismo inovador nacional em 2012.
A Jump é uma iniciativa do Porto Digital e do Instituto Talento Brasil. Seu objetivo principal é apoiar as empresas que estejam a ponto de lançar seus produtos, proporcionando, dessa maneira, um maior contato entre investidores e empreendimentos.
Com a aprovação, a aceleradora Jump Brasil passa a fazer parte de um programa nacional, que a reconhece como referência no país. Joana Sampaio, gerente de Cooperação e Captação de Recursos do polo recifense, destaca que "a capacidade de atração de startups para aceleração passa a ser maior, assim como sua competitividade no cenário nacional de aceleradoras".
Ao todo, a futura turma do Startup Brasil aprovou 12 aceleradoras, incluindo as pernambucanas Jump Brasil e CESAR Labs. Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, pondera que a seleção indica que a aceleradora atrai atenção de investidores para a região Nordeste. "A indústria de capital de risco para startups de tecnologia é recente e está concentrada no Sudeste", comenta, destacando a Jump Brasil como um marco.
As aceleradoras qualificadas oferecem um programa completo de aceleração. Entre suas tarefas está acompanhar o cotidiano das empresas, difundir e estimular a cultura empreendedora, bem como o de realizar aportes de capital, com contrapartida em participação acionária do negócio.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.