Academias ainda dependem muito da comunicação offline - Trama
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Academias ainda dependem muito da comunicação offline

Empresas continuam direcionando esforços na mídia tradicional e as que já utilizam a digital, ainda não sabem fazê-la de forma eficiente

São Paulo, agosto de 2019 – As empresas do segmento Fitness estão mais dependentes da comunicação offline do que aparentam. Segundo Junior Crocco, fundador da Fitness Digital e co-fundador da agência Jo.In, 70% da comunicação das empresas ainda é feita desta forma. Para o especialista, que ministrará a palestra  “Cinco Etapas Digitais para a Rota do Lucro”, junto com Alexandre Greco, CEO da Gestão Fitness online, na 20ª edição da IHRSA Fitness Brasil, 90% das academias que “viraram a chave” e já entenderam o potencial do digital dependem agora somente deste meio, mas a dificuldade está no tempo de amadurecimento de cada empresa.

 

Marketing Digital

A comunicação digital, hoje, é utilizada principalmente para gerar mais visibilidade e reconhecimento, mas os esforços costumam ser individuais e desordenados. “O obstáculo é conseguir fazer a conexão de ponta a ponta criando um mecanismo de aquisição de clientes online para reverter em venda. Existe um gap entre a comunicação digital e a venda no balcão”, explica. De acordo com Junior, ter uma experiência digital satisfatória, com velocidade de carregamento do site, influencia na conversão mais do que o próprio conteúdo em si. Para isso, as palavras da vez são humanização e personalização.

Para o especialista, a era digital traz muitas possibilidades de crescimento dos negócios, por meio de novos canais. “Cerca de 95% da receita de uma academia vêm das mensalidades. Outros 5% vêm de matrícula e avaliação física. Para obter mais lucro, é preciso olhar para um novo horizonte, como o desenvolvimento de novos produtos, usando o meio digital como apoio”, diz.

 

Digital é o futuro

A inteligência artificial é a grande aposta das empresas para os próximos anos. Crocco explica que as novas ferramentas irão beneficiar tanto o cliente quanto o gestor em sua tomada de decisão, como, por exemplo, sugestão de corte de custos e preferências para que o cliente obtenha o melhor resultado.

Este não tão distante futuro, no entanto, pode arruinar as empresas que utilizam apenas a comunicação tradicional de hoje. Para Junior, as academias que não se adaptarem, não terão sequer cinco anos de vida pela frente. A solução é a capacitação de gestores no digital para que eles possam dominar as novas tecnologias, evitando, desta forma, esforço braçal. Mas, entre o passado e o futuro, o digital e offline, algo não mudará: a experiência de consumo e a satisfação do cliente!

 


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