89% das violações de dados poderiam ser evitadas, alerta AVG - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

89% das violações de dados poderiam ser evitadas, alerta AVG

 O ano de 2013 bateu recorde em violação de dados mas esse número poderia ser bem menor com a adoção de medidas de prevenção

São Paulo – março de 2014 – De acordo com o Online Trust Alliance, 2013 foi o pior ano da história em relação às violações de dados, com mais de 740 milhões de registros pessoais expostos. O mais lamentável é que 89% destas violações poderiam ter sido evitadas – um sinal de que é necessária uma maior sensibilização e educação em torno da privacidade de dados, não só para usuários, mas para as empresas a quem esses usuários confiam seus dados diariamente. Pensando nisso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, apresenta algumas dicas sobre como garantir a segurança de dados.

A questão da violação de dados é tão séria que já tem até um dia próprio de conscientização, o Data Privacy Day (ou Dia da privacidade de dados, em tradução livre), comemorado em 28 de janeiro. A data foi criada para lembrar usuários e empresas ao redor do globo sobre a necessidade de uma educação sobre a privacidade nas redes.

No entanto, manter o controle sobre os próprios dados on-line nem sempre é tarefa fácil. Os sites podem atualizar suas políticas de privacidade e introduzir novas funcionalidades a qualquer momento, o que significa que eles podem ter um entendimento próprio sobre o que e quanto se está compartilhando.

Felizmente, existem alguns passos simples que podem ajudar a manter o usuário no controle de seus dados on-line:

  • Use programas e aplicativos para controlar as configurações de privacidade de diversos sites: Existem no mercado diversos aplicativos e softwares que permitem a configuração de informações pessoais online. O AVG PrivacyFix, por exemplo, é uma ferramenta gratuita que ajuda o usuário a controlar completamente seus dados on-line. A partir de um único painel de controle, é possível controlar as configurações de privacidade em sites como Facebook, LinkedIn, YouTube e Google.
  • Use senhas fortes: Um dado preocupante é que 76% das violações ocorridas em 2013 foram realizadas por causa de senhas e credenciais fracas ou que foram roubadas. A definição de uma senha forte é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para proteger seus dados e identidade online. Use sempre senhas que misturem letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais. Nunca utilize palavras com significado nem datas como aniversário.
  • Obtenha proteção para seus dispositivos: Como 21% de todas as violações vieram da perda da propriedade física (laptop, tablet, telefone, etc.) a mensagem de que é preciso proteger esses dispositivos nunca foi tão clara. Softwares de segurança gratuitos como o AVG AntiVirus for Android podem ajudar a bloquear, localizar e até mesmo limpar o dispositivo Android assim que ele for perdido ou roubado.
  • Verifique as permissões dos aplicativos: Com grande frequência, usuários instalam aplicativos sem entender o quanto de seus dados eles desejam acessar. Existem aplicativos que querem compartilhar a sua localização, acessar seus contatos, fotos e fluxo social. Todos os aplicativos devem perguntar antes de poderem utilizar os seus dados, portanto, não se esqueça de verificar com cuidado o que você está autorizando.
  • Ative o "Do Not Track": O "Do Not Track" é uma opção que permite ao usuário optar sobre se deseja ser rastreado por publicidade e por análise dos rastreadores ou não. Uma vez ativado, o usuário terá maior controle sobre quais cookies e rastreadores permitir e, portanto, sobre quais as empresas podem rastrear suas atividades online. Existem várias maneiras de ativar o "Do Not Track", inclusive usando o AVG Web TuneUp, que está disponível gratuitamente para download.

"Não podemos descuidar da privacidade, principalmente com o amplo uso dos dispositivos móveis, pois nossas informações estão cada vez mais vulneráveis nos dias de hoje" afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil. "Mais do que utilizar ferramentas de proteção e privacidade, o que precisamos é educar o usuário e as empresas para que compreendam a necessidade de estarem atentos à questão fomentando a prevenção da perda" explica.

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 170 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante. Baixe gratuitamente o primeio eBook da AVG no Brasil, s obre privacidade de crianças e jovens na Internet pelo link:
www.avgbrasil.com.br/proteja-nossas-criancas

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: