Patrocinada pela Seagems, iniciativa realizada em Rio das Ostras traz como tema deste ano a pergunta “Como será o amanhã? Responda quem puder…” e contou com a participação de 585 alunos de 11 escolas
Rio de Janeiro, setembro de 2024 – Acontece em Rio das Ostras (RJ), no dia 11 de setembro, o lançamento do livro da 5ª edição do Prêmio Literário do Ensino Fundamental, que traz como tema deste ano a reflexão “Como será o amanhã? Responda quem puder…”. O projeto, patrocinado pela Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, contou com a participação de 585 alunos de 11 escolas.
O livro é uma coletânea de obras produzidas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, e reflete a diversidade de pensamentos, experiências e sonhos dos jovens escritores de Rio das Ostras. Cada página revela o talento e a imaginação dos estudantes, que foram orientados e apoiados durante todo o processo de escrita e edição pela equipe da Alternativa Cultura e professores da Rede Pública de Ensino.
Os textos foram criados em grupos de até três alunos, fomentando a colaboração, a criatividade e o otimismo, por meio de metodologias como o Design Thinking.
O Prêmio Literário do Ensino Fundamental, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com a idealização da Alternativa Cultura e o patrocínio da Seagems, promove a leitura e a escrita criativa como ferramentas para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao sucesso acadêmico e profissional dos alunos. O projeto estimula a compreensão e interpretação de textos, expressão escrita, pensamento crítico e reflexivo, empatia e respeito à diversidade, formando leitores autônomos e apaixonados pela literatura.
“Estamos honrados em fazer parte de mais uma edição do projeto, que tem um impacto muito grande na vida desses jovens. É gratificante acompanhar cada edição e ver que o tema sempre agrega nas conversas em sala de aula. Falar de preconceito, meio ambiente, amor e futuro através da literatura enriquece o olhar deles. E perceber a literatura como um meio poderoso de expressão e construção do saber contribui para formação de cidadãos conscientes,” afirma Flora Bastos, porta-voz do Seagems do Bem.
Graça Gomes, Diretora da Alternativa Cultura, idealizadora e diretora geral do projeto, compartilha desse entusiasmo: “Ao estimular a reflexão sobre o futuro, preparamos nossos jovens para serem protagonistas de suas histórias e responsáveis pelo mundo ao seu redor. O tema deste ano é fruto da nossa percepção da vida, do momento que estamos vivendo e como forma de provocar o debate entre nossos jovens e seus professores sobre assuntos que consideramos fundamentais na atualidade para a projeção do futuro”.
O projeto, que acontece pela primeira vez no município de Rio das Ostras, contou com a adesão de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino. Os curadores Alex Andrade e Vicente Couto selecionaram os 42 melhores textos produzidos neste ano baseados em critérios que envolviam elementos da narrativa, coesão e coerência, desenvolvimento do tema e criatividade.
“Escrita e leitura são atividades extremamente enriquecedoras para o desenvolvimento humano. É por acreditar no poder da educação aliada à cultura e, consequentemente, da leitura e da criatividade que, há cinco anos, a Seagems é patrocinadora do Prêmio Literário do Ensino Fundamental. A continuidade dessa iniciativa reforça nosso compromisso com ações que trazem impacto positivo para a sociedade. O Prêmio traz essa contribuição através da cultura somada à educação”, conclui Flora Bastos.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de setembro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Rio das Ostras, com uma apresentação especial do Coro Pérolas em Canto do projeto Música e Educação. Os 100 alunos autores dos textos selecionados receberão medalhas, certificados de premiação e exemplares do livro. A escola com maior número de textos selecionados também será premiada com um passeio ao Parque Mico Leão Dourado.
Seagems do Bem
A Seagems do Bem é um órgão corporativo permanente de governança própria, criado para tratar de assuntos voltados às esferas de caráter social e ambiental. O grupo é formado por empregados voluntários e engajados que dedicam parte do seu tempo para desenvolver campanhas internas de conscientização e doação, além de acompanhar os projetos de leis de incentivo apoiados pela empresa. A ideia surgiu do constante desafio da empresa de gerar estímulo interno e externo à transformação social, passando pela imparcialidade e transparência da gestão.