52% das crianças brasileiras descobriram a verdade sobre o Papai Noel na internet, revela pesquisa - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

52% das crianças brasileiras descobriram a verdade sobre o Papai Noel na internet, revela pesquisa

Santa3_2015127163439.jpg (1920×1080)
 
Anúncios online, ferramentas de busca e mídias sociais são os maiores vilões 
  • A internet contribui para que as crianças descubram que o Papai Noel não é real cada vez mais cedo – a idade em que eles deixam de acreditar caiu de uma média de 9 anos – na geração de seus pais – para 6 anos na atual geração.
  • Anúncios segmentados, ferramentas de busca e descobrir as compras feitas pelos pais online são as maiores razões para acabar com a ilusão das crianças.
  • Para responder a essa nova realidade e buscando proteger as crenças e fantasias infantis, a HMA! acaba de lançar um software gratuito para que os pais possam esconder qualquer conteúdo online capaz de levar as crianças a descobrir prematuramente a verdade sobre o Papai Noel – tal conteúdo será coberto com uma imagem do Papai Noel em sua oficina;
  • O software pode ser baixado em:  www.hidemyass.com/keep-believing-in-santa

São Paulo, dezembro de 2015 – Costumava acontecer naturalmente: conforme ficavam mais velhas, as crianças acabavam descobrindo a verdade sobre o Papai Noel.Ou encontravam presentes ainda não embalados escondidos em algum canto da casa, ou ouviam uma conversa estranha sobre ‘contar a verdade’ sendo sussurrada no parquinho da escola, ou simplesmente somavam dois mais dois e chegavam a obvia conclusão.

Mas isso foi antes das famílias viverem grande parte de suas vidas online. De acordo com uma pesquisa global realizada pela fornecedora de rede virtual privada Hide my Ass! (HMA!), desde que o Google foi lançado, em 1997, estima-se que 26% das crianças tenham descoberto essa inconveniente verdade pela internet.

Seja nas mídias sociais, com a publicidade direcionada, ou em uma rápida pesquisa no Google, as chances dos pequenos tropeçarem na realidade sobre o Papai, seja por acidente ou intencionalmente, são maiores do que no passado.

A Idade em que eles deixam de acreditar
A internet parece ter um papel fundamental na alteração das crenças natalinas de crianças em todo o mundo, contribuindo para diminuir cada vez mais a média de idade na qual as crianças deixam de acreditar em Papai Noel.

De fato, em relação às crianças nascidas entre 1997 (o ano em que o Google foi lançado) e 2005 (logo após o Facebook ser aberto ao público), que tinham entre 3 e 10 quando deixaram de acreditar em Papai Noel,  a média reduziu 14.4% para a ageração seguinte: de 7 anos e 10 meses para 6 anos e 11 meses. Se essa taxa de redução continuar pelas próximas gerações, podemos ver a crença no Papai Noel desaparecer em 44 anos ***.

Esta tendência descendente é ainda mais gritante quando comparado com a idade que seus pais deixaram de acreditar no Papai Noel, em média aos 8 anos e 7 meses – o que representa uma redução de 19% entre gerações.

Os principais culpados on-line
Para os 52% de pais brasileiros que culpam a internet, o maior vilão é são os sites de busca. De fato, 50% das crianças fizeram buscas no Google e caíram em páginas explicando que ele era nada além de uma lenda de Natal.

Além disso, 41% das crianças brasileiras ouvidas tiveram suas primeiras suspeitas a respeito do Papai Noel depois de visualizar anúncios online dos presentes que haviam pedidos em suas cartinhas. 25% simplesmente viu seus pais fazendo as compras de seus presentes online e começaram a desconfiar da verdade e 21% tiveram suas ilusões de Natal quebradas depois de lerem tweets ou posts no Facebook com piadinhas sobre "acreditar em Papai Noel".

Refletindo o fato de que essa geração efetivamente nasceu na internet (e gasta uma media de 11 horas conectada a ela por semana) a pesquisa também mostra que 7% dos filhos já atuaram como verdadeiros detetives, procurando pistas no histórico de navegação online e nas contas de lojas virtuais de seus pais para achar evidências das compras de Natal efetuadas por eles – e não por Papai Noel e seus duendes.

Esse trabalho de detetive Júnior ficou ainda mais fácil porque 55% dos pais brasileiros afirmaram nunca deletar o histórico  de acesso a lojas online durante o período de festas.

Por essas razões, não é nenhuma surpresa que a esmagadora maioria dos pais brasileiros ouvidos (96%) acredita fortemente que a internet tornou mais fácil para as crianças de hoje descobrir a verdade sobre o Papai Noel – e bem mais cedo do que eles descobriram quando crianças.

Continue acreditando no Papai Noel
Em resposta a essas descobertas e percepções, a HMA! Lança hoje a campanha global ‘Keep Believing In Santa’ (Continue acreditando no Papai Noel), que busca ajudar pais em todo o mundo a navegar online com tranquilidade durante o período de festas evitando armadilhas que possam prematuramente por fim às crenças de suas crianças no benevolente barbudo de roupas vermelhas.

O coração da campanha da HMA! é um software gratuito que ajuda pais a protegem seus filhos de potenciais descobertas sobre o bom velhinho na internet. Uma vez instalado no navegador e ativado, o software monitora todos os resultados de pesquisa on-line, web pages ou mídias sociais que poderiam representar risco à crença no Papai Noel. O software oculta automaticamente tal conteúdo, mostrando como resultado imagens de um alegre Papai Noel em sua fábrica de brinquedos. Ele pode ser baixado gratuitamente por pais de todo o mundo em:  www.hidemyass.com/keep-believing-in-santa

O desenvolvimento do software já era desejo de 77% dos pais ouvidos no Brasil, que se mostraram ansiosos por ver um recurso on-line capaz de ajudá-los a preservar um pouco mais o mistério do Papai Noel para seus filhos.

"Todos nós passamos boa parte do nosso dia conectados, a linha entre a vida ‘online’ e ‘offline’ não apenas é tênue hoje em dia, ela foi completamente extinta. A consequência disso, como nossa pesquisa mostra, é que essa conectividade constante tornou muitos mais fácil para as crianças descobrir conteúdos que colocam a existência do bom velhinho em cheque" comenta Cian Mckenna-Charley, diretor de Marketing da HMA!.

"A internet não é apenas a principal fonte do fim da inocência das crianças, mas também está fazendo com que descubram a verdade sobre o Papai Noel muito antes daquelas nascidas antes da era digital. Com essa campanha, queremos oferecer aos pais a opção de uma ferramenta para ajudá-los a manter o espírito de Natal e o mistério do Papai Noel vivo por mais alguns anos em seus lares."

Notas aos editores:
* Pesquisa de Mercado conduzida por Censuswide em nome da
www.hidemyass.com em novembro de 2015. Foram ouvidos 2.010 pais brasileiros com filhos nascidos entre 1983 – 2013. Para fins de pesquisa definimos criança como pessoas entre 0 e 15 anos.

** De acordo com o censo britânico (ONS) estima-se que havia 12.909.129 crianças no Reino Unido nascidas entre 1997 e 2013. Das crianças nascidas no período na pesquisa (2.407 crianças) 26% tiveram sua crença em Papai Noel desfeita pela internet. 26% de 12.909.129 é aproximadamente 3,37 milhões. Não temos esses mesmos dados para o Brasil.

*** Se a redução de 14,4% na idade média continuar sem alteração então poderia ser estimado que até 2060 a idade média na qual as crianças param de acreditar em Papai Noel cairá para menos de 3 anos de idade (2,7 anos) – a idade típica em que uma criança começa a compreender a idéia de Papai Noel.

Sobre a Hide My Ass 
A HideMyAss.com é uma fornecedora de VPN (rede virtual privada ou virtual private network) fundada em 2005. Adquirida em maio de 2015 por mais de 190 milhões de dólares pela AVG Technologies, é agora uma empresa global com sede em Londres e escritórios por todo o Reino Unido, Sérvia e Ucrânia. A HMA! Fornece um serviço gratuito de proxy web e VPN Pro, uma versão paga da rede virtual privada.
 

Sobre a AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em segurança online, fornecendo soluções de software e serviços para dispositivos, dados e pessoas. Com mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o portfólio de produtos da AVG para o consumidor final inclui segurança na Internet, otimização de desempenho, e proteção de identidade e privacidade para dispositivos mobile e desktops. Já seu portfólio para negócios – voltado para provedores de serviços gerenciados, VARs e revendedores – oferece soluções para gestão de TI, controle e geração de relatórios, segurança integrada e gestão de dispositivos móveis que simplificam e protegem empresas em diversos países. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco e Ingram Micro.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: