O 3DaaS reduz tempo e custo de produção com a instalação de impressoras 3D, treinamentos avançados e consultoria continuada nas indústrias
Laboratório da 3DCriar instalado na sede da Heineken no Brasil. Créditos: Ultimaker e Heineken.
A 3DCRIAR, empresa residente na Incubadora USP/IPEN-Cietec e líder na implementação de soluções de manufatura aditiva para a Educação, Saúde e Indústrias brasileiras, acaba de lançar o primeiro serviço de outsourcing em Impressão 3D do Brasil. Trata-se do 3DaaS, que surgiu como uma resposta ao novo momento do mercado ao substituir a compra pela assinatura de produtos e serviços. Com a chancela da Braskem, via Braskem Labs, o serviço tem como objetivo reduzir custo e tempo dos processos internos a partir da Impressão 3D.
De acordo com Daniel Huamani, CTO da 3DCRIAR, a empresa percebeu a crescente demanda por reposição de peças e agilidade em diversos processos industriais e, mais uma vez se destacou por estar à frente do mercado e apostar nesta tecnologia. “Somos pioneiros ao oferecer um serviço de implementação e consultoria de um processo inovador que vai facilitar e otimizar a produção em diversas áreas das indústrias”, afirma.
O modelo de pacote de assinatura mensal contempla: de uma a três tecnologias de impressoras 3D das marcas Ultimaker e Formlabs; treinamento e consultoria especializados; manutenção semestral das máquinas; insumos profissionais BASF e Braskem, franquia em central de impressão com outras tecnologias e materiais, e atualização técnica por impressoras 3D mais recentes.
Diferenciais
Pioneiro no mundo, o serviço ultrapassa diversas barreiras, tais como: a financeira, e a sua dificuldade em aprovar investimentos em imobilizados (CAPEX); problemas de falta de equipe especializada, novos negócios com a dificuldade em identificar e quantificar ganhos no uso da impressão 3D e a preocupação em adquirir uma tecnologia que possa não ser suficiente ou que tenha uma alta velocidade de obsolescência dos equipamentos.
Além disso, com o 3DaaS, há redução de custo e tempo, melhoria de processos e eficiência, atualização tecnológica e oportunidades de inovações disruptivas, a partir da terceirização dos equipamentos e de operadores profissionais.
“O modelo de negócio por assinatura oferece uma flexibilidade inédita no mercado, muito superior em valor agregado do que uma simples locação. Uma relação de constante transferência de conhecimento para o cliente é muito importante para capacitar uma indústria que ainda está engatinhando em manufatura avançada e indústria 4.0”, ressalta Leandro Chen, COO da 3DCRIAR.
O 3DaaS já está disponível e integra o portfólio da 3DCRIAR, que oferece soluções de produtos e serviços de alta qualidade e desempenho para melhoria dos resultados para a indústria, realizando o diagnóstico e identificando qual é a melhor solução para cada empresa e segmento.
Sobre a 3DCRIAR
A 3DCRIAR é especializada em Impressão 3D e Fabricação Digital. Instalada na Incubadora USP/IPEN-Cietec, atua há mais de 5 anos no mercado, reunindo diversos cases nas áreas da Indústria, Educação e Saúde. Seus diferenciais são, suporte técnico, atendimento ao cliente, treinamento para utilização dos equipamentos e a capacidade de desenvolver qualquer aplicação com a Modelagem 3D e Impressão 3D.
Sobre o Cietec
O Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.
O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.