Em um período em que há um excesso de uso de tecnologias digitais, costura pode aproximar a família e desenvolver novas habilidades nas crianças
Elisa Lisot, influenciadora da Singer do Brasil, costurando máscaras com seu filho
São Paulo, junho de 2020 – Em tempos de quarentena muitas mães estão em casa em busca de novos passatempos com seus filhos, de modo que eles não passem muito tempo assistindo televisão ou mexendo no celular. Neste cenário, a costura pode ser uma nova atividade para ser desenvolvida junto com as crianças. Entenda os benefícios:
- Melhora a concentração
O ato de costurar e a maioria das atividades manuais, em todas as idades, pede foco e atenção, por isso, é natural que a prática contribua com a capacidade da criança em se concentrar.
- Desenvolve a criatividade
Crianças já possuem, naturalmente, a imaginação muito aguçada. Incentivá-las a costurar pode fazer com que elas desenvolvam ainda mais a criatividade, tornando possível a criação de peças e brinquedos de acordo com seus gostos e ideias pessoais.
- Aproxima a família
Em muitas famílias os pais precisam trabalhar, então a quarentena possibilitou uma aproximação maior com os filhos. Antes, certamente era mais difícil passar tanto tempo juntos. Com isso, esse é o momento ideal para estimular essas atividades é uma forma de deixar o período de isolamento social mais leve e divertido.
“Em muitos lares brasileiros, a prática da costura remete a memórias familiares felizes. Eventualmente é até um legado passado de geração em geração. O interessante é observar que isso ainda é muito atual nos dias de hoje, mesmo com tanta tecnologia voltada à distração das crianças. Costurar com os pequenos nesse momento de isolamento social, além de desenvolver as habilidades, também pode colaborar na construção de lembranças inestimáveis que eles levarão para a vida”, comenta Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer Brasil.
E que tipo de máquina seria indicada para as crianças?
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, conta com diversos modelos de máquina de costura que variam desde os mais simples, para quem quer ingressar no mundo da costura, até os que contam com mais funcionalidades para quem já possui certo conhecimento. A marca possui ainda modelos eletrônicos que facilitam o manuseio, que é o caso da Patchwork 7285.
O modelo possui um painel eletrônico, 91 tipos de pontos para inovar na criação, passador de linha na agulha para facilitar o processo e o botão de start e stop que aciona a máquina sem utilizar o pedal. Com ele, assim como com diversas outras máquinas, é possível desenvolver uma atividade junto às crianças e produzir peças como fronhas de travesseiros, roupas personalizadas para elas ou para brinquedos, entre outras.
A Starlet 6660 é outro modelo eletrônico bem interessante para quem está começando a costurar, pois facilita a seleção e utilização dos 56 pontos que se diversificam entre básicos, decorativos, essenciais e flexíveis.
A Singer conta ainda com um canal no YouTube que ensina gratuitamente como cada modelo de máquina funciona e os modelos mais indicados para cada tipo de costura, o que facilita a vida de quem está iniciando no segmento. A marca também tem compartilhado em suas redes sociais conteúdos de passo a passos de como produzir peças simples e que podem ser feitas com as crianças.