A feira que, este ano movimentou mais R$ 100 milhões em negócios gerados, ou seja, um aumento de 127% em relação a 2012, contou com mais de 130 expositores que trouxeram novidades em equipamentos, produtos, modalidades e tendências do mundo fitness. No total, 15 mil pessoas visitaram os estandes do trade show para conferir os lançamentos ao longo dos três dias de evento.
Além disso, a 14th IHRSA FITNESS BRASIL contou também com uma conferência voltada à formação e especialização dos profissionais premium e gestores da área, do qual participaram 1.800 pessoas e um público com mais de 1.000 presentes nas palestras gratuitas, entre empresários, gerentes, coordenadores de academias, SPAs, clubes, educadores físicos, estudantes e fisioterapeutas.
Ao todo, o congresso apresentou mais 60 palestras, entre atividades pagas e gratuitas, voltados a práticas e tendências de marketing, economia, finanças, recursos humanos, lideranças, além de temas relacionados à administração de negócios na área de bem-estar.
Os números expressivos alcançados pelo evento refletem o bom momento em que se encontra atualmente o mercado de fitness brasileiro. Segundo dados do IHRSA Latin American Report 2012, relatório que tem como fontes a IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association e o Instituto Fitness Brasil, O Brasil lidera todos os indicadores em comparação com a América Latina em receitas (US$ 2,4 bilhões), em número de academias (23.398) e em número de usuários (7 milhões).
Atualmente, a indústria global de academias gera cerca de US$ 75,7 bilhões em receita anual, congregando mais de 150 mil estabelecimentos. Cerca de 132 milhões de pessoas são usuárias de uma academia de ginástica em todo o mundo.
Para Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, os resultados do relatório apenas confirmam a força e o potencial deste setor no cenário econômico atual, algo que já é notório há alguns anos. "Continuamos sendo o segundo maior mercado de academias do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O México, por exemplo, que é o segundo maior mercado da América Latina, tem menos de oito mil academias, uma marca muito inferior à nossa, que ultrapassou os 23 mil este ano. Isso se explica pela inclinação das pessoas de se preocuparem cada vez mais com a saúde e a longevidade. Hoje em dia as pessoas vivem mais e estão tomando consciência de que também podem viver melhor", declarou Soares.
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos principais eventos do segmento, entre eles a Fitness Brasil Internacional, a IHRSA/FITNESS BRASIL e a Fitness Brasil Bahia. Os congressos e conferências têm o conteúdo formatado e chancelado pelo Instituto Fitness Brasil, ONG cuja missão é oferecer saúde e bem-estar à sociedade.
O fundador e presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, é reconhecidamente um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do setor de fitness e wellness no país. Em 2011, inclusive, o empresário recebeu um prêmio entregue pela IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association às principais personalidades mundiais cujas contribuições tenham causado um impacto significativo em suas comunidades dentro deste segmento. O prêmio em questão é considerado como um dos mais importantes deste nicho de mercado.