Sala de Imprensa | Arklok
Voltar para sala de imprensa

14 anos de Arklok: um sonho que começou com 30m² e se transformou numa realidade com mais de 3.000m²

*Por Andrea Rivetti 

Empreender em meio às inúmeras dificuldades do mercado é com certeza um desafio. Entre as muitas características que um empreendedor precisa ter, a capacidade de acreditar que é possível realizar os objetivos traçados é uma das metas mais importantes, afinal é essa crença que faz com que seja possível persistir mesmo diante de grandes desafios.  

Foi com essa mentalidade que iniciei um sonho enorme em uma pequena sala de aproximadamente 30m². No mês de outubro comemoramos 14 anos de fundação da Arklok, e recordo com muito orgulho todas as apostas realizadas nesse projeto que hoje emprega centenas de pessoas.  

Atualmente, a Arklok está em processo de expansão e contamos com um escritório em Alphaville (SP) de 1.000m² e 140 funcionários, já em Itapevi (SP), onde funciona o nosso Centro de Distribuição e estoque, temos disponíveis aproximadamente 2.000m² e por volta de 100 pessoas trabalhando no espaço. 

Além disso, também temos um escritório no bairro Cidade de Jardim, em São Paulo (SP). Esse ambiente funciona como um coworking para os colaboradores que estão passando por São Paulo e criamos também um ponto de operação estratégico no bairro da Barra Funda, onde alguns técnicos ficam alocados para facilitar o acesso e atendimento aos clientes que estão na capital.  

Quando vemos empresas consolidadas expandindo seus escritórios e divulgando excelentes números de faturamento, por vezes, esquecemos que a maioria delas já esteve onde boa parte dos negócios se iniciam. Quando tirei a Arklok do papel, as operações começaram somente comigo e mais uma funcionária. Após cinco meses, contratamos mais duas pessoas e ao longo do nosso primeiro ano de atividades fomos apenas nós quatro para fazermos tudo, emissão de notas fiscais, vendas e prospecções, atendimento ao cliente e instalações.  

Começar de baixo implica em muitas dificuldades e desafios, no entanto, com certeza traz inúmeras vantagens. No início das nossas operações, não era comum eu mesma entrar embaixo das mesas de escritórios para fazer instalações de equipamentos e todo o aspecto técnico do serviço. Isso com certeza me conferiu muita experiência e propriedade sobre todas as etapas do meu negócio, da prospecção até a instalação, eu sei exatamente como tudo deve funcionar.  

Enquanto uma mulher empreendendo num setor majoritariamente masculino, também tive que enfrentar os obstáculos de não ser levada a sério. Fiz inúmeras reuniões acompanhada de homens apenas para ser vista enquanto uma figura mais confiável. Lutei pelo meu espaço e tenho muito orgulho de ter crescido enquanto empresária junto com a companhia.  

Fomos conquistando o mercado de forma gradual e bem planejada. No entanto, em 2020, as coisas mudaram abruptamente com a chegada da pandemia. A Arklok cresceu 50% em apenas um ano e conseguimos abraçar a enorme demanda do mercado com muito planejamento e trabalho. Passamos de 120 funcionários para 320 e com isso precisamos iniciar os desdobramentos para comportar o novo tamanho da empresa.  

De acordo com o último estudo divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, em 2021, pequenas e microempresas representavam 56,7% dos negócios em funcionamento no País, com cerca de 43 milhões de empreendedores. Ainda de acordo com o Sebrae, o Brasil é o país que mais registrou avanço no longo prazo do empreendedorismo, já que tivemos um crescimento bem superior à taxa dos Países Baixos. A pesquisa também mensurou que abrir o próprio negócio se tornou um dos maiores sonhos do brasileiro.  

Com tantas pessoas sonhando em consolidar os seus negócios, é imprescindível que os empresários que já atravessaram boa parte do caminho inicial compartilhem suas histórias e trajetórias. Dessa forma, conseguimos frisar que boa parte de toda conquista começa com muito esforço e um começo singelo. Hoje, com 14 anos de Arklok e um processo de expansão que impacta centenas de vidas, entendo o quanto o nosso início em uma sala de 30m² foi responsável e percursor da realidade que desfrutamos hoje.  

*Andrea Rivetti é CEO e founder da Arklok. a


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: