Destacamos como Marketing Digital significa a diferença para as empresas durante a pandemia e como ter presença digital se tornará uma chave fundamental para seguir em frente, com ou sem pandemia.
Em questão de meses o panorama do Brasil e do mundo se transformou. Ficar em casa deixou de ser uma escolha e passou a ser uma das principais medidas preventivas para barrar a curva de contágio do novo Coronavírus.
Aos poucos, assistimos à muitas mudanças, avanços que estavam previstos para acontecerem daqui há alguns anos foram ligeiramente antecipados.
Uma das transformações mais relevantes quando falamos em pandemia é a aceleração digital, um salto tecnológico que empresas e pessoas tiveram que dar, seja para se adaptar à nova dinâmica de trabalho, seja para salvar seus negócios, encontrando meios de chegar até o consumidor.
Presença Digital
Em uma sociedade na qual pessoas passam mais tempo no celular do que em conversas com pessoas de seu convívio diário, temos uma dimensão das oportunidades de relacionamento e vendas para qualquer negócio ao utilizar a internet e mídias sociais como canais.
Se o marketing digital era visto como uma opção, com a pandemia, negócios que operavam totalmente no ambiente físico e que sofreram grandes consequências, passaram a vê-lo como um recurso essencial na amplificação da voz da sua marca.
A internet não tem hora para fechar. Se o celular é uma extensão do corpo humano, a internet é um meio que proporciona a criação da versão digital, se tornando a extensão de quem as marcas são.
Quando as portas físicas dos negócios tiveram que ser fechadas, as portas virtuais permaneceram abertas, se tornando o principal canal de contato, onde todos puderam se mostrar presentes.
É nesse momento que o marketing digital reforça ainda mais seu valor, ao tornar claros o posicionamento, as novas diretrizes que empresas tomaram para conter o avanço do vírus, além de novas ações que vão surgindo no meio do caminho, como apoio às causas sociais, suporte aos funcionários, entre outras.
Reformulação e Ampliação dos Negócios
De CEP para WWW, muitas empresas se viram numa rua sem saída ao fechar suas portas, ainda que temporariamente. Uma das alternativas para restaurantes, por exemplo foi focar no serviço de entregas, o delivery.
Marcas de vestuário ampliaram seus serviços de e-commerce ou encontraram outras formas de vender online. A internet se tornou o novo endereço e comunicar essas mudanças aos clientes e potenciais novos consumidores foi um grande desafio para manter o faturamento ou mesmo ampliá-lo.
De fato, os sites e perfis em mídias sociais, endereços digitais das empresas, mostraram a importância que possuem como canais de venda e promoção para aumentar as vendas e criar oportunidades de negócios.
Esses endereços digitais requerem atenção para que performem adequadamente, por isso, é importante ficar de olho no seguinte:
- seu site precisa atender aos requisitos das melhores práticas do Google para ter bons números de acesso e seja encontrado facilmente em buscas orgânicas;
- um perfil em mídia social precisa ser atualizado frequentemente e com conteúdo relevante para sua audiência;
- e a presença em um market place (como Mercado Livre ou Amazon, por exemplo) precisa ser administrada com cuidado para receber as melhores avaliações dos clientes.
Estreitando a relação
A crise causada pelo distanciamento social trouxe uma oportunidade única de aprender a como construir relações digitais, reforçando os sentimentos de empatia e solidariedade.
Esses sentimentos, quando trabalhados de maneira estratégica, aproximam os públicos de interesse, de forma que se sintam acolhidos e à vontade para reagir e engajar com conteúdo que esteja alinhado aos seus hábitos de consumo e expectativas.
A construção do relacionamentos empresa-cliente é um processo que tem muito do desenvolvimento de relacionamentos pessoais, envolve conquista, envolve troca, e se mostrar presente em um momento tão delicado como esse, transparecendo os valores do seu negócio e sua preocupação em estar em contato numa relação de reciprocidade.
Entregando um “novo” valor
Com as mudanças, muitos de nós reformulamos nossas prioridades e a forma como consumimos. O consumo de itens de higiene e limpeza cresceram em disparada no início da pandemia, por exemplo. Essas novas formas de consumir demonstram novas preocupações, necessidades, urgências e oportunidades, reservadas as proporções da histeria social, claro.
Portanto, as empresas precisaram se adaptar a essa nova linguagem e aos novos propósitos. Alinhar o planejamento do marketing digital a esse novo comportamento, compreendendo as mudanças e nuances, coloca empresas em destaque, transformando algumas em referências de sua área.
Marcas que realizaram esse processo de análise do comportamento do consumidor, conseguiram identificar as novas demandas e criar conteúdo relevante, entregando valor e se tornando presente nas vidas de seus clientes, o que cria muitas oportunidades de conversão em curto, médio e longo prazos.
Diante do “novo normal”, seja qual for a etapa ou objetivo do seu negócio, ter uma presença bem estruturada e mantida na internet, além de investir em estratégias de marketing digital, é fundamental para existir.
Excelente conteúdo, muito completo! Investir marketing digital é bastante vantajoso, pena que nem todas as empresas tem noção disso.