A cada dia, a cultura do cancelamento se fortalece mais na Internet. Esse novo fenômeno é caracterizado pela exclusão de pessoas em posições de influência – como celebridades e políticos, devido a atitudes consideradas erradas para a sociedade ou para os públicos que os acompanham.
Geralmente, esses movimentos acontecem em redes sociais e as pessoas que o praticam isolam a pessoa “cancelada” por meio de unfollows nas mídias, hashtags e comentários negativos, entre outros.
Desse modo, tornou-se rotina abrir uma rede social e deparar-se com a notícia de que alguma celebridade ou grande empresário foi “cancelado” devido fala ou posicionamento incorreto na mídia. Como exemplo, é possível citar o caso que aconteceu em 2016 com o cantor brasileiro Biel. Na ocasião, o artista foi acusado de assédio ao tratar uma jornalista de forma constrangedora, durante uma coletiva de imprensa, e foi cancelado nas redes sociais.
Apesar de ser um assunto mais grave, diversos são os casos de figuras públicas que são “linchadas” na Internet por pequenos erros ou por frases descontextualizadas que poderiam ser evitadas.
Nesse cenário, uma das ferramentas da comunicação entra em evidência e torna-se essencial para uma boa relação com as mídias e a imprensa: o Media Training.
O que é o Media Training?
O Media Training é essencial para realização de uma comunicação estratégica entre as empresas e seus públicos. Ele é um dos responsáveis por criar e manter a boa reputação de uma marca ou de uma figura pública e ensinar técnicas que permitem o bom comportamento frente à imprensa, evitando os temidos “cancelamentos”, que estão na moda na internet, permitindo uma excelência comunicacional, criando uma forte identidade organizacional, a partir de um bom relacionamento com a mídia.
“O media training é extremamente importante para orientar os líderes a falar em público fazendo uso das mensagens-chave da organização, além de criar um bom relacionamento com a imprensa, sabendo lidar com os atuais contextos midiáticos”, explica Lizandra Cardelino, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.
As agências e os departamentos de Comunicação Corporativa são os responsáveis por realizar o Media Training. Eles ficam encarregados de escolher os melhores porta-vozes das empresas e de treiná-los para aperfeiçoar ao máximo os seus discursos.
Dessa forma, esses porta-vozes irão expor os principais ideais da organização em diversos contatos com a imprensa, de uma maneira estratégica. Ao final de um Media Training, os porta-vozes melhorarão suas habilidades em comunicação, debates, lidar com diferentes públicos, expressão corporal, postura, falas impactantes e corretas, entre outras.
Como fazer o Media Training
Não existe uma maneira correta de fazer Media Training. Todavia, é recomendável que ele seja realizado de forma exclusiva e personalizada para cada cliente, conforme suas demandas específicas.
O Media Training pode ser feito em um dia ou em até mais. O roteiro desses treinamentos pode conter:
- Palestra: explicação teórica do que é o Media Training, de como ele funciona e de como deve ser aplicado. Geralmente, essa palestra é realizada de forma introdutória e apresenta as ideias e os termos da área aos clientes;
- Laboratório Vivencial: atividades práticas com intuito de melhorar a persuasão do porta-voz;
- Oficina de Voz e Postura: apresentação de técnicas de expressão corporal, tom de voz e postura a serem usadas durante um contato com a mídia;
- Talk Show: atividade com jornalista convidado da grande mídia ou especializado no segmento do cliente;
- Simulação: atividade para simular entrevistas individuais e coletivas, com cenários positivos e negativos;
- Avaliação de desempenho do porta-voz: recomendações aos porta-vozes a partir dos resultados das simulações práticas.
Media Training + Social Media Training: o case Brasscom
Recentemente, nosso time de Relações Públicas foi responsável pelo treinamento de executivos da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.
Sua diretoria é bem atuante na imprensa, por conta de estudos e pesquisas que desenvolvem e realizam sobre o setor, além de colocar à disposição os porta-vozes para conceder entrevistas sobre o tema.
O Media Training foi realizado em duas etapas. No primeiro dia, reunimos os principais diretores da associação para que pudessem participar de uma palestra sobre o mercado de comunicação em geral e como ser mais ativo no LinkedIn. Além da palestra, os porta-vozes também participaram de alguns exercícios práticos, como construção de mensagens-chave, entrevistas individuas e simularam uma entrevista para a rádio. No segundo dia aconteceu uma palestra mais aprofundada sobre como ser mais ativo e ter um perfil atrativo no LinkedIn.
É importante ressaltar que todo Media Training deve ser feito por profissionais e de forma estratégica. Se realizado assim, os resultados serão garantidos para a empresa.
“É preciso preparar e conscientizar os executivos sobre a importância de aumentar constantemente seu grau de influência, posicionando-os como líderes de opinião nos ambientes on e off-line, perante jornalistas, blogueiros e influenciadores nas redes sociais”, finaliza Lizandra.