A gente já sabe que incentivar a diversidade racial nas empresas influencia diretamente no engajamento dos colaboradores e na qualidade dos projetos, não é mesmo? Mas como dar o pontapé inicial para tirar essa ideia do papel? Para responder a essa pergunta, conversamos com a Suzane Jardim, especialista nessa área, e separamos 3 super dicas para você (re)pensar o seu planejamento de 2020.

 

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte da população do país (55,8%) se declara negra ou parda.

Apesar de tamanha representatividade, isso não reflete necessariamente a realidade de muitas organizações privadas. Quando olhamos para cargos de gestão ou liderança, a disparidade fica ainda mais evidente. Veja o quadro a seguir:

 

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Diante desse cenário, ações de promoção da igualdade racial devem ser levadas a sério pelas empresas, de forma muito inclusiva e estratégica.

E quem não seguir esse caminho, corre o risco de perder relevância entre consumidores, colaboradores e outros stakeholders, além de desperdiçar a possibilidade de contar com um quadro de profissionais mais plural, e, por isso mesmo, mais inclinado à criatividade e à inovação.

 

Política de Igualdade Racial nas Empresas

Mas qual é o caminho a ser seguido por uma organização que deseja promover a igualdade racial?  É muito provável que a primeira resposta que tenha vindo a sua mente seja “a área de Recursos Humanos”.

A verdade é que igualdade racial deve envolver pessoas de diferentes setores, com ênfase para a média e alta lideranças, que podem atuar como facilitadores e proporcionar a sensibilização dos demais profissionais sobre o tema, assim como disseminar princípios de respeito às diferenças.

Também é importante contar com a figura de um sponsor entre a gestão, que terá a função de defender a diversidade como prioridade da companhia.

Além disso, é preciso pensar o assunto não só agora no mês da Consciência Negra, mas sim, durante todo o ano, em todos os processos, de todas as áreas, visando a construção e o fortalecimento de uma política interna de representatividade racial.

 

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E agora? Vamos tirar esse tema do papel?

Conversei sobre esse assunto com a Suzane Jardim, historiadora, educadora e pesquisadora da USP nas áreas de ciências sociais, história negra e criminologia e ela separou três dicas super valiosas para você dar o pontapé inicial nessa discussão aí na sua empresa:

 

  1. Torne o ambiente acolhedor

O primeiro passo para promover a igualdade racial em sua empresa é tornar o ambiente acolhedor para novos colaboradores, assim como para os que já fazem parte do time. De nada adianta estabelecer metas e políticas de contratação que privilegiem a diversidade racial, se cada setor não estiver pronto para recebê-los bem.

Por isso, tratar a conscientização sobre o tema é uma prioridade. A realização de campanhas de comunicação interna sobre respeito às diferenças, empatia e inclusão pode contribuir para a redução de possíveis conflitos e uma maior integração entre as pessoas que formam a empresa.

 

  1. Conheça sua equipe

 Você é capaz de responder com facilidade quantos colaboradores negros trabalham na companhia, há quanto tempo eles estão nela e em quais áreas atuam?

A realização de uma pesquisa para autodeclaração de raça permite o diagnóstico do cenário atual, o estabelecimento de metas concretas para avanço da igualdade racial e a mudança da cultura da empresa.

Com os dados sobre o número de funcionários negros, já é possível definir metas de contratação, retenção e desenvolvimento profissional. Também permite a definição de tópicos que podem ser abordados em ações de endomarketing dentro da organização.

 

  1. Forme grupos de apoio

Estabeleça grupos de apoio formados por funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Procure contar com o maior número possível de integrantes que representem o perfil racial brasileiro.

O papel dessas pessoas será o de se dedicar ao assunto ao longo do ano, definir ações para sensibilizar os demais quanto à igualdade racial e acompanhá-las. Isso é representatividade.

 

Corre pro Youtube 🙂

Quer saber ainda mais sobre esse tema? Então dê um pulo no canal da Trama no Youtube e assista à entrevista que fiz com a Suzane Jardim. Além das dicas que já falamos, ela traz vários outros insights que, com certeza, vão te ajudar a (re)pensar seu planejamento para 2020.