O quão rápido a IA está sendo usada na área de comunicação corporativa e em que áreas está sendo mais usada? A resposta está na segunda edição da pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação”, divulgada pela Aberje. Esta pesquisa consultou profissionais de mais de 100 empresas, visando conhecer o uso da inteligência artificial nos processos de comunicação e sua relação com a Cultura de Dados presente nas Organizações.

Estatísticas Reveladoras

O estudo indica que a área que mais utiliza atualmente a IA é a de Comunicação Digital, com 54% de adesão, seguida pela Comunicação Interna, com 39%. Já no Relacionamento com a Mídia, o uso é ainda tímido, alcançando apenas 20%. Na área de Marketing, a adesão está sendo mais intensa e rápida.

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“Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação” – Pesquisa Aberje

A Perspectiva dos Profissionais

Outro estudo da HubSpot, uma das principais empresas de marketing digital do mundo, entrevistou mais de 1.000 profissionais nos Estados Unidos em 2024: 63% deles utilizam IA para criar conteúdos em diferentes formatos, principalmente nas redes sociais. A pesquisa da McKinsey & Company revelou que mais de 60% dos líderes de marketing acreditam que a IA melhora a produtividade. No entanto, apenas 36% estão convencidos de que a ferramenta sozinha pode gerar conteúdo criativo e relevante para engajar o público.

Desafios e Oportunidades

Na comunicação corporativa, já se observa essa tendência. Interessantemente, 81% dos participantes acreditam que a IA exigirá um significativo gerenciamento de mudanças na organização. Embora haja um reconhecimento da importância da IA, 78% dos entrevistados afirmam não saber exatamente como utilizar inteligência artificial na comunicação.

O Papel do Toque Humano

Todos os estudos convergem para um mesmo ponto: o toque humano faz toda a diferença. Os profissionais de comunicação devem sempre estar presentes em todo o processo, supervisionando e dando o toque final nas peças de conteúdo. Isso garante, principalmente, a empatia e a autenticidade da voz da marca, além da relevância do conteúdo para o público-alvo.

E você, como enxerga o uso da IA na área de comunicação?